Prefeitura busca agilizar processo de instalação de telefonia celular e Internet no Sana

31/03/2010 19:31:13 - Jornalista: José Vieira

Com o objetivo de agilizar o processo de instalação da torre de telefonia celular e Internet banda larga para beneficiar os moradores do distrito do Sana, na região serrana de Macaé, o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM-Macaé), da prefeitura, coronel Edmilson Jório, participou de reunião, nessa terça-feira (30), na unidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no Vale do Peito de Pombo, com o secretário executivo do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiente (APA) do Sana, Márcio Nascimento.

O coordenador do GGIM-Macaé foi acompanhado do engenheiro de telecomunicações José Luís Pinto e do assessor do GGIM-Macaé, Edilson Santana e, por determinação do prefeito de Macaé, Riverton Mussi, solicitou os documentos necessários para agilizar e realizar mais este sonho da comunidade.

- A telefonia móvel é muito importante por ser um elemento facilitador que traz desenvolvimento econômico e permite a integração do distrito ao mundo, destacou o coronel.

O coronel Edmilson Jório buscará junto com o secretário de Meio Ambiente, Maxwel Vaz, agilizar a liberação ambiental junto ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea), do Rio de Janeiro, onde está o pedido para a instalação da torre, para que o processo também seja liberado junto à Secretaria Municipal de Obras.

Mais melhorias – O coronel Jório informou sobre as palestras para os alunos do Colégio Municipal do Sana, outra ação da prefeitura no distrito, em parceria com o 32º Batalhão de Polícia Militar. A primeira foi realizada pela relações públicas da PM, subtenente Zoraya.

- A prefeitura também estuda levar para o Sana o Proderj, que é o programa estadual anti-drogas, e construir no distrito um Departamento de Polícia Ostensiva (DPO) que funciona, provisoriamente, num trailer. O projeto está pronto e iniciaremos, em breve, a construção da unidade militar que terá policiais e viaturas para atender toda a comunidade e áreas adjacentes na Serra. O objetivo da prefeitura é tirar o Sana do isolamento e priorizar a comunicação em todos os setores, destacou Jório.