Prefeitura busca financiamento para obras do canal extravasor da Lagoa de Imboassica

09/10/2009 15:10:57 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Ana Chaffin

Lagoa é um dos cartões postais do município

Representando a prefeitura de Macaé no VI Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral (APL Mineral), ocorrido no salão de convenções da Firjan, no Rio de Janeiro, na quinta-feira (8), o secretário de Meio Ambiente de Macaé, Maxwell Vaz, levantou a bandeira da obra do canal extravasor da Lagoa de Imboassica. O assunto foi discutido com o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino, e com o deputado Rodrigo Neves. O projeto, que soluciona de vez o problema de transbordamento da Lagoa, já está pronto para a execução mas, falta o financiamento.

- Discutimos várias possibilidades para o financiamento e no entendimento de todos seria mais adequado que esse recurso pudesse ser proveniente do Comitê das Bacias Hidrográficas. A gente entende que o Comitê será favorável à realização dessa importante obra, essencial para o controle das cheias do Rio Imboassica que interfere diretamente nas comunidades dos municípios de Macaé e Rio das Ostras, disse Maxwell.

O projeto do Inea consiste em regularizar o nível de água na Lagoa Imboassica, principalmente nas épocas de chuvas, quando ocorre um transbordamento que ocupa parte da Rodovia Amaral Peixoto, pátios de empresas e alaga residências, causando desordem no trânsito. Com a inundação, a comunidade local abre aleatoriamente a barra da lagoa, prejudicando significativamente o ecossistema de Imboassica. No projeto, o canal extravasor da Lagoa de Imboassica será redimensionado para melhorar o fluxo de água e ajudar a melhorar a qualidade do ecossistema.

O evento da Rede APL Mineral, que se encerrou nesta sexta-feira (9), reuniu as experiências brasileiras na área e contou com a presença de especialistas de governo e da iniciativa privada, empresários, agências de fomento, órgãos licenciadores e pesquisadores para debater assuntos como Políticas públicas para APLs; Eficiência energética e tecnologia; Mercado e ambiência de negócios; Licenciamento, responsabilidade sócio-ambiental e sustentabilidade.

Durante o VI Seminário Nacional de APL Mineral, os participantes também discutiram, entre outros assuntos, a importância da cadeia produtiva mineral, que exerce papel fundamental no mercado interno, na produção dos minerais industriais e de uso na construção civil e obras públicas, matérias-primas que dão sustentação a projetos como o Programa de Aceleração do Crescimento – PAC e Minha Casa Minha Vida, além dos grandes projetos em curso e atendem ao incremento da construção civil, se constituindo em poderoso instrumento da geração de emprego e renda.