Prefeitura busca solucionar alagamentos na Piracema

27/01/2009 13:08:41 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Bruno Campos

Piracema é uma ocupação irregular localizada em terreno abaixo do nível do mar

Uma força-tarefa montada por secretários de áreas estruturantes da prefeitura definiu nesta terça-feira (27) um plano emergencial para minimizar a situação da localidade de Piracema – localizada atrás do aeroporto da cidade – que registra alagamento em algumas ruas. Piracema é uma ocupação irregular localizada em terreno abaixo do nível do mar e uma zona de expansão de planície de inundação.

- Quando a maré está cheia, as águas do Rio Macaé sobem e são direcionadas para planícies inundáveis da cidade, que é o caso da Piracema – informou o coordenador da Defesa Civil, Erick Schueller. Na manhã desta terça, o secretário de Assistência Social, Júlio César de Barros, solicitou apoio do presidente da Câmara Permanente de Gestão (CPG), Romulo Campos, para reunir toda a equipe técnica da prefeitura em busca da melhor solução para a Piracema.

Após visita dos secretários de Obras, Tadeu Campos; Serviços Públicos, George Jardim; Meio Ambiente, Maxwell Vaz; de Saúde, Eduardo Cardoso; além de Erick Schueller, Júlio e Romulo, foram definidas ações para o planejamento emergencial. O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, informou que vai deslocar uma equipe do Programa de Saúde da Família para o imóvel onde funcionava o Forrozão da Piracema para atendimento médico, inclusive com aplicação de vacinas diversas.

- Vamos aplicar vacinas; solicitar a presença dos técnicos do Centro de Controle de Zoonoses por causa da proliferação de roedores, aplicar a dose homeopática contra a dengue e disponibilizar demais atendimentos à saúde dos moradores – detalhou Cardoso.


Durante visita às áreas alagadas da Piracema com o atual presidente da Associação de Moradores do local, Paulo Teixeira, foi definido que a secretaria de Serviços Públicos irá instalar uma comporta no espaço que divide as duas pistas da Linha Azul. “A comporta vai impedir a entrada de água na Piracema e facilitar a saída da água da chuva”, informou George Jardim, acrescentando que a medição do diâmetro da comporta poderá ser feita quando as águas abaixarem.

O presidente da Câmara Permanente de Gestão, Romulo Campos, lembrou que a comunidade de Piracema é uma ocupação irregular ocasionada por ausência do serviço público de governos anteriores, que permitiram a invasão de uma terra inundável. “Como este governo prioriza a promoção social da família e trabalha para o povo, as ações emergenciais estão sendo tomadas para ajudar a população de Piracema como a instalação da comporta”, disse.

A importância da intervenção da secretaria de Saúde foi destacada pelo secretário de Assistência Social. “Estamos preocupados com as crianças, que devem ser protegidas e com todas as famílias da Piracema. Por isso solicitamos uma intervenção rápida no local”, comentou. O coordenador da Defesa Civil, Erick Schueller, frisou também que serão instaladas bombas para captar a água da Piracema de um lado para outro da Linha Azul.