Prefeitura capacita secretarias para receber recursos da União

04/12/2023 14:00:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Ana Chaffin

Evento acontece o dia todo nesta segunda-feira (4)

A Prefeitura de Macaé inaugurou uma nova era na estruturação da gestão com ênfase na captação de recursos oriundos de transferência da União. Está em análise a projeção de repasse de 350 milhões no ano que vem, se todos os projetos do município forem aprovados, número maior que em 2022 quando Macaé teve aprovado o repasse de 17 milhões. Para que novos recursos sejam aprovados e cheguem ao município, a Secretaria Municipal Adjunta de Relações Institucionais realizou mais uma capacitação de representantes das secretarias municipais para o Cadastro de Propostas no Transferegov alinhado com os programas disponibilizados pelos ministérios do governo federal.

O evento acontece durante todo o dia, nesta segunda-feira (4), no auditório do Paço Municipal, das 9h às 17h. A Secretaria de Relações Institucionais está à frente da captação desses recursos e montou o passo a passo para que todas as Secretarias estejam capacitadas e integradas para a aprovação de projetos com investimentos da União a fim de fomentar as políticas públicas do município com resultados mais ágeis para a sociedade e um governo mais forte na gestão pública. O secretário Tito Simões explicou que esta é a segunda capacitação que o município realiza por meio da Coordenadoria de Gestão de Recursos Captados (Cogere).

"Nosso objetivo é incentivar todas as secretarias municipais a estarem preparadas para elaborar e apresentar propostas de captação de recursos via a União e também o Estado. Para que o município tenha novos projetos aprovados via transferência de recursos é necessário que as secretarias estejam capacitadas", enfatizou o secretário.

Resultados

Essa macroestrutura de gestão já tem registrado resultado prático na vida dos cidadãos e na economia do município. Um dos exemplos é a Secretaria Municipal de Agroeconomia que acabou de contratar empresas especializadas para aquisição de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas. "O objetivo é alavancar o desenvolvimento dos proprietários rurais do município e está dando certo a partir da parceria para a transferência da verba federal fruto do trabalho da Secretaria de Relações Institucionais", disse o Secretário de Agroeconomia, Dudu Jardim.

O Transferegov é uma ferramenta integrada e centralizada, com dados abertos, destinada à informatização e à operacionalização das transferências de recursos oriundos do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social da União. É a evolução da antiga Plataforma +Brasil.


Fotos Relacionadas