Prefeitura começa as obras da Estação de Tratamento de Esgoto

30/03/2015 16:10:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Divulgação

A ETE Centro vai beneficiar 120 mil pessoas e 23 bairros, atendendo a parte central da cidade

No sábado (28), a prefeitura começou as obras físicas de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Centro, em área da Linha Verde, com 51 mil metros quadrados. Nesse dia, a Odebrecht Ambiental, empresa responsável pela operação, manutenção e ampliação dos serviços de esgotamento sanitário de Macaé, a partir do contrato de Parceria Público-Privada (PPP) firmado com a Prefeitura de Macaé, fez a concretagem do lastro, num trabalho que consumiu 11 caminhões de concreto, totalizando 88 metros cúbicos de concreto. A próxima etapa da construção será a armação e concretagem da base, com 38 metros de diâmetro.

A ETE Centro vai beneficiar 120 mil pessoas e 23 bairros, atendendo a parte central da cidade e vai contar com 118 quilômetros de redes coletoras, 57 estações elevatórias, ocupando uma área de quase dez campos de futebol.

As obras são fiscalizadas pela prefeitura, por meio da Empresa Pública Municipal de Saneamento (ESANE). A prefeitura investe no Subsistema Centro, R$ 250 milhões. É uma obra de grande porte. Os 118 quilômetros de rede coletora representam um sistema de rede maior do que a distância entre Macaé e Campos, que é de 109 quilômetros. A ETE terá capacidade para tratar 300 litros por segundo (l/s), e será a maior estação de tratamento de esgoto do município, contando com três tanques, sendo que o primeiro começa agora a ser montado.

Em seguida, começam as obras de instalação da rede coletora, previstas para estarem concluídas ao final de 2017 e que acontecerão nos bairros Vale Encantado, Lagoa, São Marcos, Granja dos Cavaleiros, Novo Cavaleiros, Glória, Cancela Preta, Riviera Fluminense, Sol y Mar, Jardim Vitória, Nova Macaé, Botafogo, Aroeira, Miramar, Visconde de Araújo, Campo D'Oste, Novo Horizonte, Praia Campista, Costa do Sol, Alto dos Cajueiros, Imbetiba, Centro e Cajueiros.

ETE Centro

O Subsistema Centro contará com três grandes módulos. A primeira fase começou com a terraplanagem do terreno, seguida da confecção da base e montagem das placas que compõem o primeiro módulo da ETE, com conclusão prevista para o segundo semestre de 2015. Será capaz de tratar até 100 l/s. A segunda etapa, com a montagem dos módulos restantes, está prevista para 2017, ampliando a capacidade de tratamento da ETE Centro para 300 l/s, beneficiando aproximadamente 120 mil pessoas.

A ETE Centro tem a mesma tecnologia da ETE Mutum, com tratamento terciário, com significativa redução do fósforo e do nitrogênio contidos no esgoto, devolvendo o efluente à natureza mais límpido e livre dos elementos poluentes, com desinfecção do esgoto, pelo sistema ultravioleta, que permite a redução de agentes infecciosos presentes no efluente.