Prefeitura começa pesquisa em Cachoeiros de Macaé

01/10/2007 17:10:22 - Jornalista: Catarina Brust

Ouvir os anseios dos moradores e avaliar a atuação do governo municipal. Com esse foco, a “Pesquisa Domiciliar Perfil e Levantamento dos Anseios da Família Macaense” chega a mais uma localidade do município: Cachoeiros de Macaé. Os pesquisadores do Macaé Cidadão iniciaram o trabalho na região do 7º distrito, nesta segunda-feira (1º), visitando escolas municipais, unidades de saúde, representantes de associações de moradores e membros de igrejas para comunicar o início da pesquisa.

Areia Branca, Serro Frio, Bicuda Grande, Bicuda Pequena, Serra Escura, Lajes de Macaé, são algumas das localidades que pertencem ao distrito de Cachoeiros de Macaé. A última pesquisa do Macaé Cidadão, realizada em 2001/2003 no 7º distrito, apontou uma população de 1.128 pessoas, 416 domicílios, 235 propriedades e 119 que desenvolviam atividades agropecuárias. Foram visitadas 897 unidades. Dessa vez, 12 pesquisadores, um supervisor e um coordenador, realizarão o levantamento de dados no local.

A coordenadora do Programa Macaé Cidadão, Amélia Guedes, esteve em Cachoeiros de Macaé na manhã desta segunda-feira divulgando o início da pesquisa.

- Já fizemos a pesquisa na maior parte do município, restando apenas o 7º distrito e a zona rural do 1º distrito. As escolas, assim como unidades de Saúde, Igrejas e presidentes de Associações de Moradores, são importantes canais de comunicação com a comunidade. Através dos estudantes, e de outras pessoas, conseguimos atingir um maior número de moradores para que eles entendam a importância da pesquisa – observou Amélia.

A coordenadora do Programa Macaé Cidadão divulgou a pesquisa na Escola Municipal Augusto Borges, na Bicuda Grande, e na Escola Municipal Maria Augusta (Nucleada), na Bicuda Pequena. Pesquisadores da coordenadoria estiveram também nas escolas municipais Zélia de Souza (Areia Branca), Ormy Moura Marinho (Serra Escura) e Duas Barras (na localidade de mesmo nome). A previsão é que o trabalho termine por volta do dia 22.

A Escola Municipal Maria Augusta, nucleada a Augusto Borges, tem cerca de 39 alunos nas turmas de educação infantil, primeiro e segundo ano, e é uma das primeiras da região serrana a ter horário de tempo integral. “A pesquisa vai de casa em casa, ouvindo a população. O questionário do Macaé Cidadão tem 165 itens – o do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística tem cinco - onde os moradores apontam suas necessidades, avaliam a atuação do governo municipal, entre outras questões”, explicou a coordenadora do Macaé Cidadão.

Na Bicuda Pequena foram visitadas também a Unidade de Saúde – que possui consultório odontológico – a Igreja Batista, e a vice-presidente da Associação de Moradores, Gilsa Franco. A localidade possui transporte coletivo, três vezes ao dia para o centro de Macaé. Numa conversa informal com os moradores, foi apontado que o término do asfaltamento da estrada, que liga a Bicuda Grande à Bicuda Pequena, é um dos anseios da comunidade. “Quando é época de muita chuva fica mais difícil passar de carro em alguns trechos”, disse Gilsa Franco.