Prefeitura conclui pavimentação da Avenida Argentina

10/10/2007 17:01:11 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A prefeitura de Macaé está concluindo a pavimentação com paralelepípedos da Avenida Argentina, situada entre o Campo do Oeste e Maringá. A pavimentação acontece depois da conclusão da instalação das novas redes de drenagem de águas pluviais e de esgoto, visando acabar com os alagamentos constantes nessa região da cidade.

A Avenida Argentina, ao lado da Avenida Venezuela, desemboca na Ayrton Senna, no bairro Sol y Mar. A rede já instalada beneficia o Campo D’Oeste e Maringá, passando pela Avenida Ayrton Senna e desaguando no Canal Fábio Franco.

Na instalação das redes, foram colocadas manilhas de concreto com um metro de diâmetro para melhorar a captação das águas pluviais e evitar os alagamentos no Campo D’Oeste e bairros adjacentes. Foram instalados poços de visita, dispositivos de alvenaria ou concreto, em vários pontos do sistema de drenagem e usados para a manutenção e nova rede de esgoto. Após a instalação das redes, foi iniciada a pavimentação da avenida.

Vistoriando as obras na manhã de terça-feira (09), o secretário executivo de Obras, Tadeu Campos, acompanhado do subsecretário Mário Bucker, de outros engenheiros da Semob e do presidente da Associação de Moradores do Campo do Oeste e Maringá, Joilson Pereira Azevedo, disse que os investimentos da prefeitura na região foram bem recebidos pela população e lembrou que nos locais onde as novas redes estão instaladas os alagamentos não aconteceram mais.

- São obras de infra-estrutura urbana do governo Riverton Mussi que incluem troca das antigas redes subdimensionadas, para as novas de escoamento de águas pluviais e de esgoto, além da pavimentação das ruas.

O secretário lembrou que a drenagem das águas pluviais atende bairros como Sol Y Mar, Campo D’Oeste e demais localidades que fazem parte da bacia hidrográfica na região, que fica mais baixa que o nível do mar. Tadeu Campos ressaltou que Macaé é uma cidade situada em área de restinga, com cotas topográficas próximas ao nível do mar, e por isso, sempre houve dificuldade para o escoamento da água de chuva.

No Maringá, localidade situada na complementação do Campo do Oeste, a prefeitura também investiu em obras de infra-estrutura, trocando as antigas redes de drenagem de águas pluviais e de esgoto em cinco ruas no bairro, num investimento de 1 milhão, 480 mil reais.

Foram mais de mil metros lineares de novas redes para facilitar o escoamento nas ruas Venezuela, México, França, Inglaterra, Noruega e Equador. Essas ações vão complementar a drenagem do Campo do Oeste, onde a prefeitura já efetuou as obras de drenagem da praça em direção ao Canal da Ayrton Senna.

A Semob refez todo calçamento de paralelepípedo das ruas, que além das novas redes de drenagem de águas pluviais com manilhas de 800 milímetros, receberam nova rede de esgoto, com tubos de PVC, e novas caixas de passagem.