Prefeitura continua a pavimentação da Linha Verde

20/03/2009 16:15:33 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Bruno Campos

Obras na Linha Verde são necessárias para acompanhar o crescimento de Macaé nos últimos anos

A prefeitura de Macaé, através da secretaria de Obras, continua atuando na Linha Verde, importante via de tráfego de Macaé e que faz parte do arco viário do município. Essa via, que já recebeu pavimentação em todo um lado da pista, está recebendo pavimentação asfáltica na pista do lado direito, a partir do trevo da Rua Aluízio Gomes, em direção ao trevo do Bairro da Glória e Cancela Preta.

As obras nesse trecho restante da Linha Verde incluem retirada do asfalto antigo, que apresentava problemas, preparação da pista e colocação de novo asfalto. A via também recebeu obras de drenagem, para facilitar o escoamento das águas pluviais, e uma ciclovia.

As ações na Linha Verde começaram em 2008, com a interdição de uma das pistas entre os trevos da Cidade Universitária e da Aroeira. Como a Linha tem grande movimentação de veículos, o tráfego foi liberado em mão dupla na outra pista, para não causar maiores impactos no trânsito.

As obras nessa importante via do arco viário do município, com orçamento de R$ 29 milhões, fazem parte do pacote de obras que tem como objetivo agilizar o trânsito no centro de Macaé. A Linha Verde, juntamente com a Rodovia Lacerda Agostinho (Linha Azul), Linha Vermelha e outras, interliga várias áreas da cidade.

Com grande movimentação de veículos, a Linha Verde vinha apresentando problemas em toda sua extensão, com constantes alagamentos, dificultando o trânsito. Após análises e sondagens do solo e pelo impacto que essa importante via de tráfego sofre diariamente, pelo trânsito pesado que passa por ela, a prefeitura concluiu que a via teria que ser refeita.

Aberta há cerca de onze anos, pelo governo do Estado, a Linha Verde foi construída em área alagada, e não foi preparada para a grande utilização que tem hoje, já que cerca de sete mil veículos, a maioria carretas, trafega diariamente pela Linha Verde, segundo levantamento da Macaé Trânsito e Transportes (Mactran).

- Com quatro quilômetros de extensão em cada pista, as obras na Linha Verde são necessárias para acompanhar o crescimento de Macaé nos últimos anos. O aumento do número de empresas que vieram para o município para atender à Bacia de Campos tornaram essa via uma opção de trânsito de veículos leves, mas também de carretas pesadas, impactando-a e causando os problemas no leito – afirmou o secretário de Obras, Tadeu Campos.