Prefeitura continua intervenções na Nova Holanda

11/08/2015 15:06:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Maurício Porão

Obras são feitas em ruas mais antigas da localidade e têm prazo de conclusão de um ano

A localidade de Nova Holanda continua recebendo, da Prefeitura de Macaé, obras de infraestrutura urbana que compreendem instalação da rede de esgoto e de drenagem de águas pluviais, construção de calçadas e pavimentação de ruas.

As obras na localidade, situada no Setor Administrativo 6, Cor Marrom e próximo à Barra de Macaé e Nova Esperança, estão sob a responsabilidade da Secretaria de Obras Públicas e Urbanismo, que informa a conclusão de 85% das redes de esgoto, da pavimentação e da drenagem pluvial e de 80% das calçadas.

As obras na localidade não pararam e as intervenções continuam na parte mais antiga da Nova Holanda, como na Rua Projetada do Incra e na Rua 1, onde as intervenções exigem mais cuidados ainda, para causar menos transtornos para a população. Homens e máquinas estão nas ruas diariamente e o prazo para conclusão é de cerca de um ano.

Na Rua 1, além de escavações para instalação das redes de drenagem de águas pluviais e de esgoto, uma área está sendo escavada para receber a linha de recalque do esgoto que virá da Nova Esperança. A tubulação para esta linha já está no local e a linha de recalque será direcionada para a elevatória provisória situada nesta rua, onde será também construída a nova elevatória que vai recolher o esgoto, tanto da Nova Holanda quanto da Nova Esperança, e direcionar o efluente para a ETE da Nova Holanda, cuja construção foi iniciada.

No momento, o bombeamento do esgoto está suspendo, o que pode causar o retorno do esgoto para a casa dos moradores. Para solucionar a questão, estão sendo usados caminhões limpa-fossas.

Ao iniciar as obras na Nova Holanda, a Secretaria de Obras Públicas realizou um estudo do bairro e da realidade de esgotamento pluvial e sanitário, que evidenciou a necessidade de instalação das redes em todas as ruas. Essa intervenção está em andamento, inclusive em ruas já com calçamento, mas sem redes, o que vinha causando os problemas de alagamentos e de extravasão de esgoto em ruas. As obras hoje realizadas têm como objetivo solucionar em caráter definitivo a questão do esgoto do bairro que, historicamente, sempre foi lançado nos rios e canais da região.

A ETE da Nova Holanda começou a ser construída em maio deste ano, em área de 7.700 metros na Avenida Hildebrando Alves Barbosa, próximo ao Batalhão da Polícia Militar. A ETE tem rede de esgoto de 8.036 metros e capacidade de 3.833 metros cúbicos, e vai atender uma população de cerca de 30 mil pessoas.

A ETE vai captar e tratar 55 litros de esgoto por segundo, em tratamento terciário, a tecnologia considerada mais avançada em termos de tratamento de esgoto aprovada pela Organização Mundial de Saúde.