Prefeitura continua obras na Avenida Industrial

11/05/2007 11:49:24 - Jornalista: Izabel Monteiro

Ao mesmo tempo em que um trecho recebe manilhamento para escoar as águas pluviais, uma outra frente de trabalho prossegue a abertura das pistas da Avenida Industrial, obra da prefeitura de Macaé, executada pela Secretaria de Obras. O investimento aplicado na Avenida Industrial está orçado em R$ 25 milhões. A conclusão das obras está prevista para daqui a 14 meses. A nova via fará parte do anel viário do município, ligando a Linha Azul ao distrito de Cabiúnas.

Na Avenida Industrial estão sendo empregadas manilhas de 1.000 a 1.200 milímetros de diâmetro. A via começa no trevo da Linha Azul, na Ajuda e vai até Cabiúnas. Máquinas e homens já estão realizando a abertura das pistas na região situada nos fundos do Engenho da Praia e Barreto, por onde a via vai passar. O canteiro de obras está localizado no fanal da Linha Azul.

Na construção dessa importante avenida devem ser gerados de 120 a 140 empregos diretos. A via tem como objetivo diminuir o tráfego de veículos pesados no Centro da cidade e vai ligar o bairro da Ajuda com o entroncamento da RJ -106, na altura do bairro Lagomar.

Ao passar pela Avenida Industrial, que terá quatro pistas, iluminação e sinalização como a Linha Azul, os veículos de passeio e de grande porte poderão trafegar por ela sem utilizar a Ponte da Barra. O prefeito Riverton Mussi ressalta a importância dessa nova avenida como uma obra direcionada a melhorar o trânsito no centro de Macaé, além de interligar várias áreas da cidade.

– Os veículos que vêm do Norte Fluminense e do Espírito Santo em direção ao Parque de Tubos ou localidades da Região dos Lagos, ou em direção ao Trevo da BR-101, poderão entrar na Avenida Industrial, que é um prolongamento do arco viário do município, passar pela Linha Azul e, no trevo da Linha Verde, poderão optar pela RJ -168 ou Aroeira. Essa avenida que interligará várias áreas da cidade vai, certamente, diminuir o fluxo de veículos na Barra de Macaé, Ponte Ivan Mundin e centro de Macaé – disse o prefeito Riverton.

Com 20 metros de pista dupla, a Avenida Industrial terá condições de absorver o tráfego pesado, com estrutura para 45 toneladas, que é padrão do DER e iluminação entre as duas pistas.

- Completando o arco viário do município, do qual já fazem parte as Linhas Verde e Azul, a Avenida Industrial vai valorizar ainda mais essa região de Macaé, onde já surgem vários loteamentos, além de interligar regiões da cidade e de melhorar o fluxo do trânsito em áreas que hoje apresentam problemas, como na Barra, na ponte e Rua da Praia – disse o secretário Tadeu Campos.