Prefeitura continua obras na Avenida Nossa Senhora da Glória

23/09/2008 14:01:50 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Continuando as ações na Avenida Nossa Senhora da Glória, nos Cavaleiros, a prefeitura conclui a pavimentação no trecho que se inicia a Rua Lindolfo Collor, em direção à esquina de acesso à Rodovia Amaral Peixoto/Bairro da Glória. A pavimentação é feita com bloquetes intertravados. O trecho já está recebendo os meios-fios. A prefeitura de Macaé prossegue também a abertura da ciclovia, ao longo da área de proteção ambiental da restinga da Praia do Pecado. Essa ciclovia começa no final da Avenida Nossa Senhora da Glória e segue em direção ao Terminal da Lagoa.

A rede coletora de esgoto instalada na Nossa Senhora da Glória é a continuação da já instalada pela prefeitura na orla da Lagoa de Imboassica, com o objetivo de coletar o esgoto da Morada das Graças e Vivendas da Lagoa. A nova rede na Avenida vai coletar o esgoto dos Cavaleiros, seguindo até o Bairro da Glória, onde será direcionada ao Canal do Capote, na Linha Verde e, posteriormente, à Estação de Tratamento de Esgoto da Virgem Santa (ETE), cujas obras serão retomadas.

As obras de instalação dessa nova rede de esgoto têm investimentos em torno de R$ 2,7 milhões. A rede, que começou nas proximidades dos quiosques da orla da Praia do Pecado, terá mais de dois mil metros. Nela são usados tubos de PVC de 200 milímetros. As obras estão sob a responsabilidade da secretaria executiva de Obras (Semob).

Na pavimentação da Nossa Senhora da Glória, a prefeitura substitui a pavimentação antiga por intertravados, porque esse material tem melhor absorção para escoamento das águas pluviais e vai dar um visual mais moderno à avenida, segundo o secretário de Obras, Mário Bucker.

Sobre as obras de instalação da nova rede de esgoto, o secretário colocou que “as novas tubulações vão ajudar na despoluição tanto da Lagoa de Imboassica quanto da Praia dos Cavaleiros, ao coletar o esgoto das residências situadas nesta área”.

Mário Bucker ressaltou a importância da instalação de novas redes de esgoto e de águas pluviais que vêm sendo instaladas em vários pontos da cidade, lembrando que essas ações estão ligadas ao Programa Água Limpa, que prevê a construção de sistemas de esgotamento sanitário completos, com redes coletoras direcionando o esgoto às ETES.

- Vários pontos da cidade estão recebendo novas redes de esgoto e de drenagem de águas pluviais. Com essas ações, a prefeitura enfrenta dois problemas crônicos: alagamentos em várias áreas e o lançamento do esgoto in natura em cursos de água na cidade. Essas obras estão incluídas no Programa Água Limpa, que já começou com ações na ponte do Canal da Fábio Franco, no Miramar, e que vai continuar com obras de macrodrenagem em bairros onde os alagamentos sempre foram críticos e que estão situados em áreas mais baixas, concluiu Mário Bucker.