Prefeitura de Macaé promove mobilização Contra a Pedofilia

30/04/2010 18:03:26 - Jornalista: Cristian Kupfer

Foto: Kaná Manhães

Campanha divulga a importância da denúncia na prevenção de novos casos

Comemorando dois anos da Campanha Municipal Todos Contra a Pedofilia, em Macaé, a Prefeitura por meio da secretaria de Assistência Social e da Subsecretaria de Infância e Juventude(Sinjuv), realiza uma mobilização neste sábado (1º), às 19h, na Praça dos Navegantes, no bairro Barra de Macaé. Após a comemoração, o show fica por conta do “Grupo Disfarce”.

A partir das 12h serão distribuídas cartilhas, camisas e brindes sobre o Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Criança e Adolescente. Vários órgãos municipais vão participar desta comemoração, dando destaque ao disque 100 (para denúncias de exploração sexual) e do site Todos Contra a Pedofilia. A iniciativa do evento é do vereador Júlio de César Barros, o Julinho do Aeroporto.

- O abuso sexual pode acontecer nos mais variados lugares, a começar pela própria casa, nos parques, nas ruas e praias, na vizinhança, nas escolas, consultórios médicos, transportes públicos e particulares, e até através do telefone ou do computador, disse a secretária de Assistência Social, Bárbara Monteiro. Ela comenta ainda que “os abusadores, na maioria das vezes, são pessoas aparentemente normais e do círculo de confiança das crianças e adolescentes, como por exemplo, familiares, amigos, entre outros. Mas podem ser também desconhecidos, que abordam a vítima pessoalmente ou pela internet”.

De acordo com a coordenadora da subsecretaria Infância e Juventude(Sinjuv), Cíntia Carla, a principal providência em caso de abuso sexual é apoiar a vítima, assim como levá-la a atendimento médico e psicólogo o mais cedo possível. “Nesta mobilização vamos orientar a população ao procedimento do que fazer em caso de abuso, as consequências de abuso sexual e a lei do silêncio quando a criança foi abusada”, disse a coordenadora.

Cíntia ressalta ainda que, o evento dará a importância da prevenção e da denúncia pelo disque 100. Uma pesquisa realizada entre o ano de 2009 e até o mês de abril de 2010, apontam o crescimento das denúncias de abuso sexual contra a criança e o adolescente em 70%. “Um número alarmante”, alerta a coordenadora da Sinjuv.

- É necessário que todos estejam empenhados nesta mobilização de grande importância, principalmente à população. Estamos dando continuidade ao trabalho do ex-secretário de Assistência Social, Júlio César de Barros e que está dentro do plano de governo do prefeito Riverton Mussi. A atual secretária Bárbara Monteiro não tem medido esforços para nos atender de forma contínua e eficaz no nosso trabalho”, enfatizou o subsecretário da Infância e Juventude(Sinjuv), Luiz Fernando Tereza.

Programação na comunidade Bosque Azul

Neste sábado (1º), a partir das 8h, na futura Praça no Bosque Azul, a subsecretaria de Infância e Juventude, junto com o Grêmio Recreativo Carnavalesco Bosque Azul promove palestras, gincanas, atividades esportivas e culturais. O objetivo desta parceria é levar para a comunidade novas capacitações e a interação com os jovens e famílias.