Prefeitura define projetos que vão dar continuidade ao Programa Água Limpa

05/06/2009 15:39:23 - Jornalista: Izabel Monteiro

Foto: Kaná Manhães

Obras vão prosseguir com abertura de nova ponte sobre o canal da Fábio Franco

Lembrando que a macrodrenagem do município é prioridade para o governo municipal, o secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, faz algumas colocações sobre o Programa Água Limpa, a instalação das pontes sobre o Canal Fábio Franco e as novas ações que a prefeitura vai realizar para acabar com o problema de alagamentos na cidade. O secretário disse que a prefeitura está definindo os novos projetos que serão uma continuação do programa de macrodrenagem.

Sobre a conclusão da instalação da segunda ponte no Canal Fábio Franco e a mobilização para a instalação da nova ponte, na passagem de nível próxima à Comunidade da Linha, nos Cajueiros, o secretário Tadeu Campos lembrou que todas as ações sobre esse canal, com a finalidade de aumentar o fluxo das águas pluviais, substituindo o antigo manilhamento ali situado, foram definidas como o ponto de partida do Programa Água Limpa, lançado pelo prefeito Riverton Mussi, que tem como objetivo a macrodrenagem do município.

- Já em janeiro de 2005, quando o prefeito Riverton Mussi assumiu o primeiro governo, ele demonstrou sua preocupação com os constantes alagamentos em diversas áreas da cidade, principalmente nos bairros situados próximos ao Canal Fábio Franco e em área mais baixa, falou o secretário, dizendo que, nessa época, o prefeito solicitou à secretaria de Obras um estudo para resolver esse problema.

O secretário lembra que fevereiro, a prefeitura trouxe a Macaé um especialista em saneamento, que realizou todo um estudo sobre a questão. Esses estudos foram aprofundados por uma empresa da área, situada em São Paulo, e que mostrou os problemas de drenagem das águas pluviais, causados por áreas situadas em cota mais baixo e com manilhamento para o escoamento pluvial inadequado. A partir daí, foi elaborado o Programa Água Limpa de macrodrenagem do município, no qual a prefeitura vai investir, num prazo de quatro anos, com recursos próprios, R$ 277 milhões.

Segundo o secretário, ficou definido que as primeiras ações desse programa seriam realizadas nas passagens de nível sobre o Canal Fábio Franco, onde as águas pluviais eram estranguladas, por manilhamento de pequenas dimensões e arcaico.

- Essas ações já começaram. A prefeitura está investindo nessa primeira fase do Água Limpa R$ 40 milhões. Duas pontes pré-moldadas já estão no local, aumentando a área de escoamento das águas pluviais, de 1,80 metros para 5,20 metros. Vamos iniciar a instalação da próxima ponte e, em seguida, a outra, próximo ao Morro de Santana. Esse é apenas o primeiro passo, pois para melhorar a drenagem de águas pluviais nas áreas que sofrem alagamentos outras ações terão que ser realizadas, disse o secretário Tadeu Campos.

O secretário colocou que drenar significa abrir a torneira para esvaziar a caixa, para que a água acumulada escoe com mais rapidez. Ele colocou, também, que o problema dos alagamentos nessa região está mais além, na saída de água na Rua Télio Barreto para o Rio Macaé, onde há elevatórias e bombas para agilizar o escoamento.

- Nessa saída, a tubulação é pequena. O problema é agravado pelo assoreamento do Rio Macaé, para onde fluem as águas pluviais dessa região. Hoje, as construções que surgem diariamente na cidade ocupam área onde a água ocupava. São mais moradias, maior impermeabilização do solo, novas redes de esgoto em áreas tomadas por residências. Para completar a drenagem, precisamos ampliar a capacidade de bombeio na Télio Barreto”, falou Tadeu Campos.

Nesta primeira fase, além da instalação das quatro pontes sobre o Canal Fábio Franco, a prefeitura vai abrir um canal na Rua Prefeito Antônio Curvelo Benjamin, no Visconde de Araújo, e ampliar o Canal da Avenida Evaldo Costa (Ayrton Senna). Depois disso, será iniciada a segunda etapa do Programa água Limpa, com as intervenções na Télio Barreto, visando aumentar a velocidade das águas pluviais que vão escoar por esses canais, sem transbordar.

- A empresa responsável pelas obras do Programa Água Limpa, do Consórcio CBPO/Zadar, juntamente com a secretaria de Obras, está definindo o projeto de intervenções a serem realizadas na Rua Télio Barreto. Essa é uma rua importante, com grande movimentação de veículos e nós não podemos, simplesmente, parar a Télio Barreto para passar as tubulações. O projeto visa definir a melhor forma de intervir nessa área sem romper o fluxo de trânsito. As obras vão acontecer, da melhor forma possível, para que os alagamentos cheguem ao fim, já que a macrodrenagem de Macaé é prioridade para o prefeito Riverton Mussi, finalizou o secretário Tadeu Campos.