Prefeitura discute com municípios vizinhos o fomento da piscicultura

18/05/2021 16:26:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Rui Porto Filho

Representantes de Macaé, Rio das Ostras, Conceição de Macaé e Carapebus discutiram projeto conjunto no Mercado de Peixe

 A Secretaria Municipal Adjunta de Pesca e Aquicultura reuniu- se com representantes dos municípios vizinhos de Rio das Ostras, Carapebus e Conceição de Macabu, no Mercado de Peixes de Macaé, nesta segunda-feira (17), visando formalizar parceria para fomentar a piscicultura no município e região. No encontro, eles discutiram implementar um projeto de incentivo aos criadores para escoar a produção principalmente de tilápia, um dos peixes mais cultivados no município.

O projeto será implementado em parceria com a Secretaria Municipal de Agroeconomia de Macaé, uma vez que demandará a construção de tanques para a produção da tilápia em larga escala. A espécie se mantém facilmente em aquários e/ou tanques onde se reproduz, cresce e engorda rapidamente. O Secretário de Agroeconomia, Luiz Fernando Pessanha, disse que o trabalho será feito pela Patrulha Agrícola, que garantirá eficiência na execução do projeto implementado por técnicos e máquinas.

"Macaé já tem experiência na atividade pesqueira, além de máquinas e técnicos. Vamos unir parcerias para ampliar o incentivo na região e podermos escoar toda a nossa produção para o Mercado de Peixes. Também vamos tentar inserir a tilápia na merenda escolar e até escoar para a Ceasa (Central de Abastecimento), no Rio de Janeiro", destacou o Secretário Adjunto de Pesca e Aquicultura, Jair Gomes de Barcelos Júnior.

Participaram da reunião, com os secretários de Macaé, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda de Conceição de Macabu, Marcelo Neto; o vice-presidente da Câmara de Conceição, Tayguara Bueno de Souza Tavares; o vereador Maurício Braga Mesquita, de Rio das Ostras; o vereador Paulo José Ribeiro e o presidente da Câmara Municipal do Legislativo de Carapebus, Leandro Drumond Esteves Dandinho.

"A produção de tilápias em tanques favorecerá a geração de emprego e renda para produtores rurais e famílias macabuenses. Por isso é importante discutirmos parcerias para implementarmos este projeto em conjunto na região", disse Marcelo Neto. Em Rio das Ostras, Maurício Braga afirmou que há um entreposto de pesca parado e a ideia é, a partir desta parceria, que a Colônia de Pescadores possa reativá-lo. "É bom contarmos com a experiência de Macaé na atividade pesqueira, por isto estamos juntos", concluiu o presidente da Câmara de Carapebus.