Prefeitura discute demandas do setor de transporte em Fórum para pessoa idosa

25/09/2009 15:25:20 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Ana Chaffin

Evento surgiu após inúmeras reclamações encaminhadas ao setor jurídico e social da subsecretaria do Idoso.

Melhorar a qualidade do transporte para a terceira idade, respeitando os direitos previstos no Estatuto do Idoso (Lei Federal 10741/03) e as Leis Municipais do Passe Social (2919/07) e da Gratuidade a partir de 60 anos (3045/08). Esses foram os pontos de partida das discussões do I Fórum Municipal sobre o transporte para pessoa idosa, realizado nesta quinta-feira (24) pela prefeitura de Macaé, no Paço Municipal. A subsecretaria do Idoso, vinculada à secretaria de Assistência Social, foi a responsável pela realização do evento.

O evento contou com a presença do secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, do vereador José Carlos Crespo, que representou a Câmara Municipal, da presidente de honra dos grupos da Terceira Idade, Margarida Mussi Ramos, do gerente de Mobilidade Urbana da Câmara Permanente de Gestão (CPG), Jorge de Brito Batista, da presidente do Conselho do Idoso, Mariléa Ramos, do subchefe de gabinete, Jocimar Gomes de Oliveira, e da presidente do Fundo de Assistência Social, Lúcia Regina Pereira de Almeida, entre outras autoridades.

- A vontade de fazer o Fórum surgiu da demanda diante das reclamações que a subsecretaria recebe por meio dos departamentos jurídico e de assistência social, diante das situações vividas pelos idosos no município. Esse é um momento de discussão para tirarmos propostas a serem encaminhadas ao prefeito de Macaé, Riverton Mussi, e à Câmara Municipal, além de secretarias municipais, para melhorarmos a qualidade do transporte para o idoso. Muitos idosos sofrem com o descaso, além de terem problemas na hora do embarque e desembarque do transporte, eles sofrem constrangimento durante o percurso devido à freadas bruscas, roletas pequenas e curvas acentuadas, que provocam até lesões ósseas, observou a subsecretária do Idoso, Cátia Crespo Scueler.

De acordo com a presidente de honra dos grupos da Terceira Idade, muito pouco hoje é feito para o idoso. “O transporte para o idoso e deficiente é degradante. Muitos veículos nem param para o idoso embarcar nos pontos. Precisamos resgatar essa dignidade para melhor sua auto estima”, disse.

Para a presidente do Conselho do Idoso, o Fórum é um momento significativo para o município. “Temos um prefeito sensível a causa do idoso, ao liberar o transporte gratuito para os maiores de 60 anos. Essa é a hora para passarmos o entendimento da lei no que tange ao idoso, o que é de direito deles, para melhorarmos esse entendimento entre a população e o transporte em Macaé”.

Para Jorjão Siqueira nenhum outro prefeito fez tanto para as causas da assistência social, quanto Riverton Mussi.

- Desde que assumi em 2005, não só ele tem se preocupado com a questão do idoso, quanto com todas as causas sociais. A hora é de discutirmos que cidade é essa que nó queremos para o futuro. Hoje Macaé tem uma das mais novas frotas do município para atender os idosos, portadores de necessidade e o cidadão. Nossa cidade tem características próprias, de uma cidade que cresce todo dia. Diariamente recebemos, vindos pela Amaral Peixoto de Rio das Ostras, 12 mil veículos das 6h às 9h. Como podemos facilitar a saída do trabalhador, por exemplo, que sai do Lagomar para chegar a Imboassica? Se não pensarmos em conjunto em soluções para o problema do transporte em Macaé, com boa fiscalização e denunciarmos o que está ruim, não vamos mudar esse quadro. Para melhorarmos esse quadro estamos sempre buscando soluções, visitando também outras cidades para trazermos o melhor para Macaé, disse o secretário de Mobilidade Urbana.

O vereador José Carlos Crespo não concorda que o idoso continue sofrendo em relação ao transporte coletivo.

- Existe uma resistência do empresário quanto ao respeito dessas leis que beneficiam o idoso. O vil metal fala mais alto do que o respeito à terceira idade. Na Câmara, defendemos o melhor transporte para o cidadão. É preciso fiscalizar o cumprimento da lei. A lei existe, é boa e temos que fazer cada vez mais prevalecer para que o idoso não sofra com o transporte coletivo, disse o vereador.

Após a abertura, os alunos que fizeram as melhores redações sobre o assunto receberam medalhas de Amigos do Idoso. Em seguida, foi realizada a palestra com o tema “Defesa e Direitos em Transporte para pessoas idosas”.