Prefeitura e Cedae retomam obra que garante mais água para Macaé

22/10/2009 12:20:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Cris Costa

Secretários de Gestão, Romulo Campos, e de Serviços Públicos, George Jardim, destacam importância da parceria com o Estado

Continua nesta segunda-feira (26) a obra de ampliação do sistema de abastecimento de água potável de Macaé – uma parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado, por meio da Cedae. Nesta quinta-feira (22), os secretários de Gestão, Romulo Campos, e de Serviços Públicos, George Jardim, se reuniram com o gerente regional da Litorânea Norte da Cedae, Fernando Arruda e o chefe do departamento técnico, Jairo Gomes, na sede da autarquia, no Centro e conversaram sobre detalhes da obra.

- A parceria entre prefeitura e Estado é importante para garantir mais água para Macaé. Disponibilizamos uma escavadeira hidráulica 320 para atuar na obra até o término dos serviços e reforçamos a parceria com a Cedae. Caso haja necessidade de um trator, vamos solicitar à secretaria de Agricultura – afirmou George Jardim.

O gerente regional da Cedae ressaltou que a adutora existente está sendo duplicada, com a chegada de mais 3.504 metros de tubulação de 600 milímetros de ferro fundido, que serão somados aos 10.536 metros existentes – implantados na primeira fase da obra e no início da segunda etapa - totalizando 14.040 metros. “Nossa expectativa é chegar à vazão de água bruta de 700 litros por segundo”, informou Arruda.

De acordo com ele, o Complexo da Ajuda e bairros vizinhos serão beneficiados com a ampliação da adutora. Outra ação que vai aumentar a oferta de água para a população é a Estação de Tratamento de Água (ETA), que está aumentando sua capacidade de tratamento e visa atingir 800 litros por segundo de vazão.

O secretário de Gestão, Romulo Campos, destacou que a reunião desta quinta confirmou a parceria preferencial com o governo do estado em obra de relevante interesse comunitário. “A duplicação da adutora vai garantir mais água para a população e mostra o comprometimento do governo do estado com Macaé”, comentou.

Na semana que vem, os trabalhos de duplicação da adutora continuam no trecho da BR 101 perto da termoelétrica, entre o Brejo de Severina e o alto do morro. O governo do Estado entra na parceria com a tubulação, peças e mão-de-obra e a prefeitura, com o maquinário necessário.

Primeira fase garante mais 13 milhões de litros de água por dia

No ano passado, o estado e a prefeitura aumentaram em 33% a oferta de água no município. O investimento de R$ 15 milhões garantiu o assentamento de 7,5 mil metros de uma nova adutora. A nova tubulação foi instalada entre o Rio Macaé e a Estação de Tratamento de Água (ETA) no Morro de Santana, ampliando o abastecimento na cidade em mais 13 milhões de litros de água por dia. O acréscimo foi garantido com a nova adutora de 600 milímetros de diâmetro.