Prefeitura e Conselho de Contabilidade assinam Termo de Cooperação Técnica

10/08/2023 14:55:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Jaqueline Carvalho

Assinatura do documento foi realizada durante cerimônia de posse da nova diretoria da Amacon

Com o objetivo de implementar ações conjuntas, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Fazenda, e o Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ) assinaram, nesta quinta-feira (10), um Termo de Cooperação Técnica. A proposta é implementar apoio técnico, promover capacitações, estudos legislativos, fiscalização, otimização de atendimento ao profissional contábil, intercâmbio e integração de dados, troca de subsídios técnicos e orientações ao contribuinte. Durante o evento, foi realizada a posse dos novos membros da diretoria da Associação Macaense dos Profissionais de Contabilidade (Amacon), com a presença do prefeito Welberth Rezende. Com 61 anos de atuação, as finalidades do biênio 2023/2025 são a valorização da classe e a parceria com a administração pública.

O prefeito Welberth Rezende destacou a importância da parceria com instituições como a Amacon e o Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro. “A cidade está em pleno desenvolvimento e as parcerias com as entidades contribuem com todo esse processo. Estamos retomando nosso ambiente de negócios, através da chegada de novas empresas dos setores de serviços, rota do gás, agronegócio, ciência, tecnologia e turismo. Portanto, a parceria com os contabilistas é fundamental para melhorar os serviços oferecidos à população. Com o desenvolvimento da economia conseguimos avançar em diversas outras áreas, aumentando a arrecadação própria e reconstruindo o município”, frisou o prefeito.

A vice-presidente do CRCRJ, Genaina Gama, também representante dos técnicos de contabilidade do Rio de Janeiro, ressaltou o comprometimento da prefeitura com as melhores práticas de governança. “A aproximação institucional e o apoio à administração pública para o bem da sociedade marcam uma nova era com a assinatura deste termo. O Conselho estará sempre presente nesta caminhada”, acrescentou.

A nova presidente da Amacon, Lúcia Helena Melo Messias, afirmou que a proposta é a valorização da classe dos contabilistas e, ainda, apoio na gestão pública em relação aos tributos e ao empreendedorismo regional. “Nos últimos anos, nossa classe tem ocupado um papel de destaque na cadeia econômica do país. Esperamos que os próximos dois anos sejam de muita parceria”, pontuou.

A nova diretoria da Amacon é composta por: Lúcia Helena de Melo Messias (presidente); Cristiane Moreira (vice-presidente); Michel Gordiano Carvalho (secretário); Luciana Domingos Viana (diretora financeira); Edson Gonçalves Carneiro da Silva (diretor técnico); Jorge Antônio Rocha dos Santos (diretor social/institucional); Adiel de Souza Portes (conselheiro fiscal); Januário dos Santos Emmerick (conselheiro fiscal); José Adail Lima Costa Júnior (conselheiro fiscal).

A solenidade também contou com a presença do secretário de Fazenda, Carlos Wagner de Moraes; do secretário de Casa Civil, Luiz Fernando Pessanha; do membro mais antigo da Amacon, Adolfo Miranda.


Fotos Relacionadas