Prefeitura e empresários discutem melhorias para escoamento de região de Imboassica

01/12/2008 17:19:08 - Jornalista: maria Izabel Monteiro

Na tarde de segunda-feira (1º), às 14h, a prefeitura de Macaé, através da secretaria de Obras e da Procuradoria Geral do Município, reuniu no Gabinete do prefeito Riverton Mussi, empresários do ramo offshore,com empresas situadas no Parque de Tubos e Imboassica, para discutir uma parceria público-privada (PPP). O objetivo foi discutir intervenções a serem realizadas naquela região para diminuir o impacto das águas pluviais que, com chuvas mais fortes, sempre alaga, causando problemas às empresas e também aos moradores da área.

Representaram o município o secretário de Obras, Tadeu Campos, acompanhado do subsecretário Mário Bucker; o secretário de Infra-estrutura Urbana, Adrian Mussi; o procurador Sérgio, os secretários Cássio Ferraz (Fazenda), Videlmo Natalino (Controle Interno), Henrique Emery (Meio Ambiente), Eric Shueler (Defesa Civil). Participaram os representantes das empresas offshore Drill Kuip, Cooper Cameron, Frank’s, Varco, Petroservice, Backer Hughes, Gasoil, Weatherford, entre outros.

Com um mapa da região, o subsecretário de Obras Mário Bucker, apresentou os problemas de escoamento pluvial da área, onde existe uma bacia, com várias passagens de água em direção à Lagoa de Imboassica, sendo que grande parte está subdimensionada, causando os alagamentos da região com chuvas mais fortes. Foram apresentados os estudos efetuados pela Prefeitura, com as intervenções que serão necessárias para solucionar o problema.

De acordo com o secretário de Obras, Tadeu Campos, o intuito era buscar novas parcerias das empresas junto à prefeitura para resolver os problemas de drenagem e pavimentação das ruas que dão acesso às empresas prestadoras de serviço à Bacia de Campos ali localizadas. “Em virtude do crescimento da região, o solo está sendo ocupado por grandes pátios de estocagem de equipamentos, que vem aumentando a impermeabilidade do solo. Nosso objetivo é uma parceria com as empresas, para termos mais opções de drenagem dessa área, inclusive sob a pista da Rodovia Amaral Peixoto para que o volume de água das chuvas chegue até a Lagoa de Imboassica. Queremos realizar um trabalho em conjunto com as empresas, para solucionar o problema”, disse Tadeu Campos.

Na oportunidade, foi proposto pela prefeitura realizar a canalização na bacia hidrográfica de Imboassica, através de galerias pluviais passando por dentro dos terrenos das empresas e criar três novas saídas de água, a princípio de 3 metros por 1 metro, sob a pista da Amaral Peixoto para diminuir o impacto pluvial na região. A proposta apresentada recebeu o aval dos empresários e a prefeitura vai iniciar agora as ações.

Assoreamento da Lagoa retarda o escoamento pluvial da região

Em relação ao escoamento das águas pluviais nessa área do município em direção à Lagoa de Imboassica, o assoreamento desse manancial faz com que as águas das bacias hidrográficas ali situadas entrem com dificuldade na lagoa, retardando a drenagem das bacias em Imboassica, acumulando água na região, causando problemas às empresas e à população local.