Prefeitura e Forte Marechal Hermes discutem projetos em parceria

07/04/2008 18:37:43 - Jornalista: Samanta Fernandes - estagiária

O prefeito Riverton Mussi se reuniu na tarde desta segunda-feira (7) com o Comandante do Forte Marechal Hermes, Leandro Moraes, na sede do braço do exército brasileiro em Macaé. O objetivo foi estreitar laços entre a prefeitura e a instituição, por meio de projetos que beneficiem a população macaense e os militares residentes no município. Foram discutidas as intenções de viabilizar programas na área de saúde, meio ambiente, turismo, geração de trabalho e renda, habitação e ações cívicas.

- Nossa idéia é estreitar o relacionamento entre a prefeitura e o Forte, que já faz parte da história de Macaé. Queremos aproximar o exército do governo, como exemplo queremos pedir a volta da colônia de férias no Forte, em julho. A idéia é que o exército ceda somente o espaço físico, sendo o custo todo mantido pela prefeitura. Peço também que os militares estejam em constante trabalho cívico nas escolas e junto à comunidade, falando sobre o Exército, mostrando seu valor profissional e sua atuação dentro do município – disse o prefeito.

Na área da saúde, foi apresentada uma proposta de convênio entre o Fundo de Saúde do Exército e a secretaria de Saúde, visando o atendimento dos militares em especialidades médicas que o exército não atende no município. Na área do trabalho e renda, foi discutida a proposta de reativação de um programa voltado para melhor empregabilidade, com a promoção de cursos profissionalizantes.

Na área de turismo, a prefeitura apresentou o projeto para a criação de um mini-museu, dentro do espaço físico já existente dentro do Forte, com acervo do próprio local e de colecionadores da região. Na área de meio ambiente, a prefeitura conversou sobre a possibilidade de formalização e de ampliação do canteiro de mudas nativas com plantas de mata atlântica e restinga. Além destes, foi detalhado o projeto de ampliação dos trabalhos feitos com jovens da rede pública, com o que é o Exército e disponibilização da visitação dos mesmos ao Forte.

Segundo o Comandante, a parceria para a viabilização dos projetos faz parte do objetivo da instituição. “Para o Forte, é de grande importância auxiliar na realização destas ações, de forma que facilite também o estreitamento dos projetos já realizados, como as palestras junto aos jovens e a muda de plantas. Fica mais fácil discutir estas idéias com a presença do prefeito e dos secretários ligados a cada setor apresentando, setorizando as ações”, explicou Moraes.

Para o secretário executivo de Gestão, Edmílson Jório, o projeto do mini-museu e da visitação pelas escolas visa a valorização da história do Exército em Macaé. “Estes projetos vão normatizar as visitas ao Forte. Com isso vamos também capacitar os militares para atuarem nessa visitação. Outro projeto que apresentamos ao comandante foi a nomeação das ruas com heróis de guerra e fatos históricos com sinopse. O objetivo é envolver a comunidade sobre a história dos homenageados”, afirmou Jório.

Participaram do evento os secretários de Comunicação, Romulo Campos; de Marketing e Relações Públicas, Décio Braga; de Turismo, Marco Maia; de Trabalho e Renda, Robério Fernandes; de Meio Ambiente, Márcio Galardo; e o de Recursos Humanos, Anderson Di Morais. Também presentes na reunião militares do Forte.