Prefeitura e governo do estado vão recuperar 200 quilômetros de estradas vicinais de Macaé

20/05/2009 16:37:31 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Kaná Manhães

Projeto Corredores de Produção, em parceria da Faerj, garante melhoria em importantes vias de escoamento de produção

Até setembro, “época dourada” para a realização de obras, a prefeitura, o governo do estado e a Federação de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro (Faerj) vão recuperar 200 quilômetros de estradas vicinais em Macaé. O esforço concentrado para a melhoria dessas vias de escoamento de produção agropecuária do município, está sendo viabilizado pela secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, subsecretarias Municipais de Agricultura e Interior, secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA) e a Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado.

No convênio, o estado e a Faerj entram com as máquinas (patrol e retroescavadeiras) e o município com os operadores e a manutenção. Cinquenta quilômetros de estradas vicinais já foram recuperadas nas estradas de acesso aos lotes do Assentamento Celso Daniel e no trecho BR-101-Bertioga, localidade de Córrego do Ouro. A secretaria Estadual de Agricultura está em entendimento também com a Auto-Pista Fluminense para verificar a possibilidade de repasse de restos de asfalto que são retirados da BR-101, durante as obras de recuperação, e que poderão ser aproveitados nas estradas vicinais.

O subsecretário municipal de Agricultura, Jonas Siqueira, o secretário Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Christino Áureo e o subsecretário Municipal de Interior, Carlos Magno Faturini, acompanharam as obras nestas localidades do município nesta quarta-feira (20), junto com o engenheiro agrônomo da subsecretaria de Agricultura, Darlin Grativol, do assessor da secretaria Estadual de Obras, Gilberto Áureo, e do assessor da secretaria Estadual de Agricultura, Cláudio Linhares.

Índice de trafegabilidade

Os secretários visitaram as estradas de acesso aos lotes do Assentamento Celso Daniel e o trecho da BR-101-Bertioga que já foram recuperados. “Cerca de 205 famílias vivem no Assentamento Celso Daniel e agora estão sendo beneficiadas com essa recuperação das estradas de acesso. Além dos proprietários poderem escoar a produção que é vendida na feirinha aos sábados, no centro da cidade, os moradores podem buscar atendimento médico e as crianças podem ir a escola sem mais transtornos por causa da estrada”, observou Jonas Siqueira.

De acordo com o secretário Estadual de Agricultura, com essas obras de recuperação das estradas vicinais, os gastos com serviços básicos se tornam menores para o governo municipal.

- Macaé tem um grande atrativo na cidade por causa do desenvolvimento econômico gerado pelo petróleo. Com investimentos nessas estradas, que totalizam 100% das necessidades do município, Macaé tem mais condição de fixar o pequeno produtor rural no campo, gerando investimentos na região. Esse projeto é voltado para esses produtores que tem necessidades de escoamento da produção, que não podem esperar, pois se a produção ficar no campo, o produto estraga, apodrece. Isso evita que o produtor busque oportunidades na cidade, que acabam gerando mais gastos em atendimento básico para o município, explicou Christino Áureo.

O presidente da associação do Assentamento Celso Daniel, José Ribamar Coelho Filho, o Gaúcho, lembrou que várias propriedades não tinham mais acesso. “Com essas obras está muito mais fácil para os moradores escoarem seus produtos”, observou.

Aldemir J. dos Santos, pastor e administrador de uma fazenda de gado de corte na localidade da Bertioga explica que há três meses não podia trafegar com a caminhonete. “Estava impossível trafegar nesta estrada, a gente não conseguia passar. Agora, está bem melhor”, disse.