Prefeitura e Nupem discutem projetos ambientais

07/05/2008 16:19:55 - Jornalista: Equipe Secom

O meio ambiente está em alta em Macaé. Uma semana após o prefeito Riverton Mussi desapropriar a área entre o final da Praia dos Cavaleiros e início da Praia do Pecado para a implantação do Parque Natural Municipal da Praia do Pecado, Riverton se reuniu com o diretor do Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (Nupem), Francisco Esteves, para traçar novos projetos ambientais. O encontro ocorreu, nesta quarta-feira (7), na sede do Nupem, e teve participação do secretário de Comunicação, Romulo Campos e parte do corpo docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro – o Nupem é vinculado à UFRJ.

- A consciência ambiental deve ser pilar de toda sociedade porque é por meio da preocupação com a defesa do meio ambiente que vamos demandar medidas de proteção ambiental e procurar a sustentabilidade para as gerações futuras – afirmou o prefeito, acrescentando que essa consciência ambiental se faz pela união dos poderes públicos, ONGs, instituições diversas e a sociedade em geral.

Durante a reunião, o diretor do Nupem solicitou ao prefeito parceria na implantação de dois projetos: um tanque para cultivo de peixes marinhos e uma Casa Verde, para o plantio de vegetais visando a retirada de carbono por meio da fotossíntese. O prefeito afirmou que vai disponibilizar uma área de 20 mil metros quadrados desapropriada pela prefeitura nas proximidades do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba para os projetos – no local já existe uma edificação, que deve ser reformada.

O objetivo é envolver no projeto o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). “Implantar projetos ambientais com respaldo acadêmico e o conhecimento científico visam a busca pela técnica para as ações ambientais que vão dar resultados para o meio ambiente e a sociedade agora e no futuro”, enfatizou o prefeito.

De acordo com o diretor do Nupem, Francisco Esteves, o espaço desapropriado pelo governo e citado pelo prefeito tem área e condição para a implantação tanto do projeto da Casa Verde quanto dos tanques para cultivo de peixes marinhos. “Além de outros projetos de educação ambiental porque a área está localizada nas proximidades do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba”, analisou.

Para o secretário de Comunicação, Romulo Campos, Macaé entra em um novo ciclo, voltado para a preservação ambiental. “A desapropriação da área da Praia do Pecado, um importante remanescente de restinga em Macaé, reivindicação de duas décadas; a ampliação das parcerias com o Nupem e os projetos ambientais reforçam a preocupação do governo municipal com o meio ambiente”, destacou.

A prefeitura já executa diversas parcerias com o Nupem como a construção da sede da unidade, o custeio para os cursos da UFRJ em Macaé, o projeto Pólen (em parceria também com a Petrobras), entre outras ações. A sede do Nupem foi instalada numa área de 11 mil metros quadrados, doada pela prefeitura, que também arcou com todos os custos da obra. A área construída é de 2.235 metros quadrados, com salas de aula, laboratórios, alojamentos e quartos, distribuídos em um prédio de dois pavimentos. O Núcleo de pesquisas ganhou área urbanizada com canteiros e estacionamento, além de equipamentos e novo mobiliário.