Prefeitura e Petrobras entregam certificados do Projeto de Qualificação Profissional de Jovens e Adultos

10/12/2008 09:32:07 - Jornalista: Waleska Freire

A prefeitura de Macaé e a Petrobras promovem nesta quinta-feira (11), às 18h, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, a cerimônia de entrega dos 500 certificados de conclusão de 17 cursos de qualificação profissionais não exclusivos a cadeia do petróleo, ministrados este ano pelo Centro de Educação Tecnológico Profissionalizante (Cetep). Todos os cursos são gratuitos.

No próximo dia 15 serão, entregues os certificados das turmas de Legislação Ambiental e Inglês Básico para os cerca de 100 alunos que fizeram esses cursos no Macaé Facilita do Sana, também ministrados pelo Cetep. Esta será a primeira formatura do Cetep, que é o executor de um dos quatro convênios assinados entre a Prefeitura Municipal de Macaé e a Petrobras em julho: o Projeto de Qualificação Profissional de Jovens e Adultos do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar).

O Projeto Petrobras Qualificação Profissional de Jovens e Adultos, executado pelo Cetep, consiste na implantação, ao longo de um ano, de 54 cursos de capacitação profissional não diretamente ligados à indústria do petróleo com 5.740 vagas para moradores de área de alto risco social.

- As aulas começaram dia quatro de agosto e quatro meses, depois temos 500 pessoas qualificadas profissionalmente. É o resultado da união entre as esferas Federal, Municipal, Estadual e a Petrobras, na realização de um dos convênios do Prodesmar", disse a vereadora e vice-prefeita eleita, Marilena Garcia, uma das idealizadoras do Prodesmar.

Este ano foram iniciados 24 cursos no Cetep. Desses apenas sete terminam em 2009 (Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de laboratório, Auxiliar Técnico de enfermagem do Trabalho, Pintura Industrial, Auxiliar Administrativo informatizado, Torneiro Mecânico e Legislação Ambiental).

- Esta é uma oportunidade que a Prefeitura Municipal de Macaé e a Petrobras está proporcionando para que os jovens e adultos se recoloquem no mercado de trabalho e se qualifiquem para buscar até mesmo o seu primeiro emprego", disse o Secretário Executivo de Inovação, Ciência e Tecnologia, Guto Garcia.

Estão se formando as turmas dos seguintes 17 cursos: Assistente de Materiais, Autocad Básico, Taifeiro, Leitura e Interpretação de Desenho Técnico, Secretária, Legislação Ambiental, Assistente de contabilidade, Auxiliar Administrativo Informatizado, Básico de Operador de Empilhadeira, Almoxarifado, Fotografia Digital, Boas Práticas e Manipulação de Alimentos, Torrista, Introdução a Gestão Ambiental ISSO4001, Auxiliar de Escritório, Bombeiro Hidráulico e Gestão de Pessoa.


Novas inscrições em janeiro

A partir do dia cinco de janeiro estarão abertas as inscrições para 34 cursos de qualificação profissional não exclusivos a cadeia do petróleo no Cetep, que tem como missão promover cursos de excelência no campo profissional, formar cidadãos habilitados em diversas áreas, implantar e implementar projetos resultando em capacitação e certificação do indivíduo para melhoria do desempenho profissional, com responsabilidade social, contribuindo para o desenvolvimento do município de Macaé e região.

Os cursos têm duração de 20 até 200 horas com turmas nos turnos da manhã, tarde e noite de segunda à sexta-feira, e sábados o dia todo. As pessoas interessadas em fazer a inscrição devem comparecer na Rua Alfredo Backer, 363 das 8h às 17h. Os candidatos devem ter no mínimo 16 anos completos, não ser estudante de rede particular de ensino, ter renda familiar não superior a 3 salários mínimos e, no ato de inscrição, levar comprovante de residência e uma foto 3x4.

- Nesses quatro meses a prefeitura fez uma parceria com o curso de Educação Física da Universidade Estácio de Sá, que ministrou aulas laborais para os alunos do Cetep. Os alunos dos cursos de Técnico de Enfermagem do Trabalho e Análises Clínicas utilizam os laboratórios da Estácio nas aulas práticas através de um Termo de Cooperação Técnica entre o Cetep e a Universidade. Os demais cursos fazem aula prática em empresas privadas parceiras do Cetep. Promovemos a Semana da Saúde, uma Mostra de Cinema e palestras de SMS, Relacionamento Interpessoal, Políticas Públicas, Legislação Trabalhista, Responsabilidade Social, Meio Ambiente, Qualidade, Orientação Profissional, Atendimento ao Cliente e Ética, informou a diretora presidente do Cetep, Deyse Frota.

O Prodesmar consiste ainda da Duplicação da rodovia RJ-106 trecho Rio das Ostras-Macaé, Projeto Monitoramento por Câmeras e Despacho de Viaturas (novo 190) e o Planejamento Estratégico da Região Norte Noroeste.

Cursos que serão oferecidos em 2009 com inscrições abertas a partir do dia cinco de janeiro:


Auxiliar de Escritório
Assistente de Contabilidade
Assitente de Materiais
Auxiliar de Consultório Dentário
Boas Práticas na Manipulação de Alimentos
Introdução a Gestão Ambiental ISO 14001
Análise de Impactos Ambientais e Legislação
Educação Ambiental para Comércios e Serviços
Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
Leitura e Interpretação de Desenho Técnico
Adobe Photoshop
Secretária
Fotografia Digital
Dinâmica de Grupo - Técnicas para Diferentes Situações
Memorização e Leitura Dinâmica
Subtotal de turmas
Cursos pertencentes a 2ª fase Turmas
Contínuo - Office Boy e Office Girl
Noções Básicas de Primeiros Socorros
Comunicação Eficaz
Operador de Telemarketing
Recepcionista / Telefonista
Interpretação e Expressão Corporal
Linux Básico
Informática na 3ª Idade
HTML Básico
Redação para Concursos
Inglês Básico
Marketing Básico
O Poder da Comunicação
Marketing Pessoal
Construção de Home Page em HTML
Dreamweaver
Fireworks