Prefeitura e Petrobras firmam parceria para colaboração nas áreas de transporte e trânsito

07/01/2009 09:08:56 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arquivo Secom

Parceria vai ajudar a desafora trânsito da cidade

Na manhã desta terça-feira (6) o secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Jorge Tavares Siqueira, reuniu-se com o gerente Geral da Unidade de Serviços de Transporte e Armazenamento da Petrobras, Ricardo Albuquerque Araújo para estreitamento de relação visando entendimentos e mútua colaboração.

O encontro ocorreu na Unidade de Negócios Bacia de Campos, contando com a participação ainda do sub-secretário de Transporte, Moisés Moreira; o gerente de Comunicação e Segurança de Informações da UNBC/Petrobras, Lincoln Weinhart, e alguns representantes das gerências Geral da Unidade de Serviços de Transporte e Armazenamento da Petrobras e de Comunicação.

O secretário Jorge Siqueira falou da intenção do prefeitura de otimizar a relação, visando planejamento e execução em termos de transporte e trânsito. Tal iniciativa justifica-se pelo crescente número de veículos de passeio e de grande porte circulando no município, gerando a necessidade de ajustes e adequação para constante aperfeiçoamento no funcionamento do tráfego.

O gerente geral Ricardo Albuquerque manifestou satisfação com a iniciativa da municipalidade, reconhecendo ser complexa a realidade de Macaé no que se refere a trânsito. “A complexidade de Macaé exige que tenhamos ações profissionais no lidar dos problemas. Vivemos um momento em que Macaé tende a se fortalecer, cristalizar na área do petróleo, realidade que ocorre paralela à instalação de novas unidades em outros locais”, disse ele.

Desde 2007 a Petrobras não utiliza mais as ferrovias para escoamento ou recebimento de óleo. Nesse sentido, durante a reunião, houve entendimento entre as partes de que a municipalidade poderá buscar entendimentos junto a Ferrovia Centro Atlântico (FCA) para que as linhas sejam disponibilizadas para outras funções. Em termos rodoviários, o volume de veículos é grande, havendo pleno controle do fluxo. A empresa informou haver planejamento e estratégia nos itinerários visando não criar impactos negativos no trânsito da cidade.

Ao término da reunião ficou acertada a implantação de Grupo de Trabalho reunindo representantes de segmentos afins no que se refere a trânsito e transporte. Nesse sentido participarão, em termos de Petrobras, os Serviços Compartilhados, Serviços de Transporte e Armazenamento e, no que se refere a Prefeitura de Macaé, a convite do secretário, as secretarias de Obras, Meio Ambiente e a própria Mobilidade Urbana. A primeira reunião específica acontecerá na segunda quinzena de janeiro.