Prefeitura e UFRJ firmam nova parceria na sexta-feira

22/07/2009 10:33:05 - Jornalista: Joice Trindade

Nesta sexta-feira (24), às 9h, acontece a cerimônia de cessão do espaço do Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT) para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A parceria entre o IMMT, a UFRJ e a prefeitura, visa destinar espaços para laboratórios de pesquisa e para o gabinete dos professores. A novidade, é que neste segundo semestre os professores e alunos dos cursos ministrados na Cidade Universitária pela UFRJ, já vão poder utilizar o espaço no IMMT. Hoje, a UFRJ conta com cerca de 100 professores atuando em parceria com a Secretaria de Educação, na Cidade Universitária

Estão previstas as presenças do reitor da UFRJ, professor e doutor em Economia, Aloísio Teixeira, o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, da secretária municipal de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, o vice-presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Joelson Tavares, além de representantes do IMMT e da UFRJ.

Para Marilena Garcia, esta parceria consolida o crescimento e a qualidade do ensino público de Macáe. “Este é o momento da união quando novas parcerias estão sendo estabelecidas entre Macaé e a UFRJ com os novos cursos de Medicina, Enfermagem e Nutrição começando em agosto e os laboratórios e gabinetes dos professores que servirão para a melhoria do processo ensino-aprendizagem dos estudantes da UFRJ. A parceria entre o IMMT e a UFRJ será fundamental para o desenvolvimento de pesquisas e o crescimento acadêmico dos alunos dos cursos já existentes: Farmácia, Biologia e Química”.

Outro fruto da parceria entre a Prefeitura de Macaé e a UFRJ são as obras da construção dos laboratórios e setores que irão receber os estudantes e professores dos cursos da área de saúde que começam, em agosto, na Cidade Universitária (Medicina, Nutrição, Enfermagem). O objetivo das obras é garantir a comodidade e o melhor processo ensino- aprendizagem aos estudantes dos cursos de nível superior que serão ministrados pela UFRJ.

Com o funcionamento dos laboratórios dos cursos da UFRJ, a expectativa é que o município se transforme em um pólo de pesquisa da área biomédica. As obras são importantes, pois cumprem as metas estabelecidas no convênio entre a Prefeitura e a UFRJ. “Este é o início de um projeto que tem tudo para ser histórico e único na interiorização da UFRJ. Com o desenvolvimento dos cursos de graduação em busca do desenvolvimento de todo município e região”, disse Marilena Garcia.

IMMT- A proposta do Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia é estabelecer e executar as políticas metrológicas no município, em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo Conmetro e Inmetro. Para isso, o IMMT foi criado, em 2001, com objetivo de atender as crescentes demandas de calibração e ensaios de instrumentos, além de destacar soluções para a garantia da qualidade industrial com rapidez e eficiência. O IMTT também desenvolve consultorias e capacitação de pessoas, através de treinamentos alinhados com as demandas locais. O instituto é situado à Rua R-4, nº 159, Novo Cavaleiros.