Prefeitura e UFRJ ministram curso na Cidade Universitária

10/07/2009 09:50:38 - Jornalista: Joice Trindade

Saber utilizar ferramentas virtuais em diferentes formatos de mídia e possibilitar a elaboração de material didático pelos próprios professores. Estes são os objetivos do curso de Capacitação para elaboração, aplicação e avaliação de material didático multimídia que está sendo oferecido aos profissionais da rede municipal de ensino. O curso é desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, na Cidade Universitária.

A programação, que acontece as segundas e terças-feiras, é destinada aos profissionais dos ensinos fundamental e médio com o objetivo de analisar, reproduzir e realizar animação com os elementos utilizados nas disciplinas para produção de apresentações de filmes de curta duração, além de conhecer softwares em formato de multimídia aplicável aos ambientes de ensino.

Com a carga de 260 horas o curso é ministrado pelo coordenador e professor Leonardo Gomes da Silva.
Os estudantes têm acesso a um conteúdo programático variado com os seguintes temas: “Estrutura do processo de animação e utilização dos editores de texto para elaboração de roteiros de animação”, “Reconhecimento de potenciais ferramentas de hardware e software potenciais para elaboração de material didático”, “Design Animação com Microsoft Power Point”; “Captura de tela e produção de arquivos de vídeo”; “Produção de vídeo com Microsoft Movie Maker” e “Produção de Bancos de imagens externos com câmeras fotográficas digitais e câmeras de vídeo”.

Na lista do conteúdo do curso também estão os assuntos: “Fusão de vídeo e animação para produção de documentários”; “Produção de CD´s e DVD´s” e “Aplicação do conhecimento adquirido no curso a área de interesse”. No decorrer das aulas estão previstos exercícios sobre tópicos das disciplinas e uma avaliação final que constará de uma produção de vídeo com elementos de animação para produção de um CD e um DVD com apresentação dos trabalhos nos sites da Funemac e da UFRJ.