Prefeitura entrega certificados do curso de informática básica

02/06/2010 15:38:16 - Jornalista: Grazielle De Marco

Foto: Divulgação

Com o certificado do curso, interessados podem dar prosseguimento aos estudos de informática no Cetep, gratuitamente também

A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia, realizou nesta quarta-feira (02) a entrega dos certificados dos cursos de Informática Básica, oferecidos gratuitamente nas Lan Houses Itinerantes dos bairros Parque Aeroporto, Lagomar e Visconde de Araújo.

Durante a entrega, o Secretário de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, lembrou que as pessoas que tiverem interesse em dar prosseguimento aos estudos de informática podem se inscrever gratuitamente nos cursos oferecidos pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep). “No Cetep são oferecidos mais de 120 cursos, inteiramente gratuitos, em diversas áreas, inclusive informática. Já os que se interessarem em Montagem e Manutenção, podem se inscrever no curso da Fábrica de Cidadania, que está constantemente com inscrições abertas”, ressaltou.

Os alunos que não tiverem comparecido para receber os certificados devem procurar a Fábrica de Cidadania, localizada na Rua Teixeira de Gouveia, 634/640, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. No total, foram cerca de 60 alunos formados no curso que deu noções básicas de Windows, Word, excell e PowerPoint.

Para o aluno do bairro Visconde de Araujo, Leonardo Cavalcanti Nunes Vilar, de 20 anos, o curso foi ótimo para dar as noções básicas que precisava. “Não estou acostumado a mexer com o computador. Moro perto da praça onde estava a Lan House Itinerante, e passando por lá resolvi me inscrever. Pena que o curso não durou mais tempo”, disse.

De acordo com a aluna do bairro Visconde de Araujo, Eidelícia Souza e Silva, de 76 anos, ter um curso perto de casa era o incentivo que faltava para iniciar os estudos de informática. “Fui levar livros para doar para a Campanha do Livro, e ao chegar lá fiquei sabendo do curso. Adorei e quero ver se continuo estudando. Meu filho nem acreditou quando contei pra ele que estava matriculada, porque sempre falou pra eu fazer, e eu nunca procurei um curso”.

A aluna do Aeroporto Wilna Nascimento Neves, de 54 anos é outra que também aproveitou a oportunidade para aprender a mexer no computador. “Achei o curso maravilhoso. Ganhei experiência e confiança para mexer no computador. Antes eu nunca tinha nem pego no mouse”, comentou.

O Projeto Lan House Itinerante iniciou no dia 10 de março, através de uma parceria com a Secretaria de Educação, que divide o espaço apresentando a Campanha de Doação de Livros. O objetivo do projeto é levar o acesso ao conhecimento à toda população de Macaé. “Por isso achamos fundamental a parceria com a Secretaria de Educação. Acreditamos que tanto a Lan House Pública, como os contadores de história são projetos que tem como único objetivo beneficiar as comunidades visitadas, através do conhecimento”, explicou José Vicente Rodrigues, coordenador do Programa Macaé Inteligente, do qual as Lan Houses Itinerantes fazem parte.

Nas próximas semanas a Lan house Itinerante estará na Rua W Luna, na Virgem Santa, e em frete ao Ciep da Aroeira, na Rua Alcides Mourão.