Prefeitura entrega computadores para escolas municipais

08/05/2009 09:40:44 - Jornalista: Grazielle de Marco

Foto: Ana Chaffin

Até outubro, escolas recebem laboratórios de informática

Até o segundo semestre deste ano, todas as escolas municipais estarão informatizadas. A notícia foi dada pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, durante a entrega dos computadores que serão instalados na administração das 114 escolas da rede municipal de ensino. O evento foi realizado na tarde desta quintafeira (7), no auditório da Cidade Universitária com a presença de todos os diretores de escolas e da secretária municipal de educação e vice-prefeita, Marilena Garcia.

De acordo com Guto, até o dia 31 de julho, todas as escolas municipais terão concluído o treinamento e a instalação do software de Gestão da Educação. “Esse novo sistema enviará relatórios gerenciais das escolas para a secretária de Educação e para o prefeito, possibilitando identificar as necessidades de cada unidade e planejar ações”, explicou.

Para a diretora da escola Wanderley Quintino, na Malvinas, Lídia Catarina Pareto, o computador veio em boa hora. “Precisávamos de um para a administração e para os professores”, comentou. Já a diretora do Colégio Municipal Balneário Lagomar, Laura Vicuna Roberto Jardim Pereira, o novo equipamento é uma conquista. “Essas mudanças aumentam a auto-estima da comunidade escolar. Gostei muito. Além disso, o novo programa irá facilitar nosso trabalho”, disse.

A secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, destacou que esta é mais uma meta 2009 que está sendo cumprida. “Na abertura do ano letivo foram anunciadas dez metas e a décima é ampliar o acesso à tecnologia da informação para as unidades escolares. Estão em ação sete das dez metas apresentadas”, afirmou.

O novo Sistema de Gestão irá gerar informações para o Censo Escolar e poderá ser adaptado para a realidade de cada unidade, como é o caso da Escola de Artes, que tem um sistema de avaliação diferenciado. Além disso, todas as informações ficarão armazenadas em um servidor, no Rio de Janeiro. “Se der problema com o computador da escola, o funcionário não precisa se preocupar, porque não irá perder tudo”, ressaltou o secretário.

Marilena Garcia ressaltou que este é um momento único na Educação de Macaé. “Estamos colaborando para que a cidade entre no século XXI. Sabemos que o município só se reestrutura através da educação. E tenho certeza que com esta equipe que encontrei, conseguiremos atingir o que almejamos. E parcerias como essa, apenas nos fortalecem e nos ajudam”, frizou.

A próxima fase deste projeto será a implantação de laboratórios de informática em 50 escolas da rede municipal. Do total, 22 serão equipados com computadores da Secretaria de Ciência e Tecnologia, e 38 pelo Governo Federal. O prazo estimado para receber laboratórios é dois de outubro.