Prefeitura entrega lan houses públicas na serra

16/06/2008 14:56:42 - Jornalista: Waleska Freire

A prefeitura de Macaé inaugura nesta sexta-feira (20) as lan houses públicas dos distritos de Córrego do Ouro, Glicério e Frade. Em uma ação inédita de inclusão digital na região serrana, Macaé estará contando com seis lan houses públicas, oferecendo Internet banda larga gratuita e cursos de informática. Em Córrego do Ouro, a lan house será inaugurada ao meio dia na sede do Macaé Facilita. Em Glicério, a inauguração está marcada para às 13h, no Posto de Saúde, e no Frade, às 14h, em frente à praça principal do distrito.

As lans houses públicas são um projeto da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Seitec). Durante uma hora e meia por dia o espaço é destinado aos cursos de Windows, Word e Internet, nos demais horários funciona como lan house. Os próximos bairros contemplados com o projeto serão Aeroporto e Imboassica.

A Lan House inaugurada na semana passada na Praça Arlindo Mourão, Aroeira, tem dez computadores ligados a Internet disponíveis para a população acessar gratuitamente de segunda à sexta-feira em horário comercial. No bairro da Malvinas (Rua Principal da Malvinas, 1280) e Nova Holanda (Centro Kardecista Flor do Amanhã, localizado na Rua Aurélio Cristiano Silva, 679) mais de 200 pessoas por dia procuram a Internet.

Na avaliação do professor doutor em computação, Guto Garcia, essa política de inclusão social através da inclusão digital difundindo a Internet nas localidades através das lan houses é um modelo que vai tornar Macaé um município referência na área tecnológica.

Cada pessoa tem uma hora para usar o computador, prorrogáveis de acordo com a demanda, sendo vetado o acesso a sites eróticos e de jogos. Menores de 18 anos precisam ir com os responsáveis para preencher uma autorização discriminando o horário que podem ficar na lan house, munidos de cópia da carteira de identidade.

Segundo o coordenador do programa Macaé Inteligente, José Vicente, seis instrutores ficam à disposição da comunidade em cada lan house orientando e esclarecendo dúvidas de acesso à Internet. Esses monitores são alunos formados na primeira turma do curso/estágio prático de montagem e manutenção de microcomputadores oferecido na Fábrica de Cidadania, que é um programa do Macaé Inteligente assim como a lan house.

Macaé Inteligente - O programa Macaé Inteligente é formado por dois projetos: Fábrica de Cidadania e Casas Inteligentes (lan houses públicas). Na Fábrica, os alunos aprendem a fazer reciclagem de computadores e equipamentos de informática usados através do curso/estágio prático de montagem e manutenção de microcomputadores. As aulas são gratuitas nos turnos manhã, tarde e noite. Em, abril, 87 alunos das primeiras turmas receberam os certificados de conclusão do curso. Outros 120 alunos estão concluindo a segunda etapa e estão abertas as inscrições para as terceiras turmas. Todo computador reciclado pelos alunos vai para a instalação das lan houses.