Prefeitura está atenta às ocorrências de escorpiões no município

05/04/2024 16:01:00 - Jornalista: Marilene Carvalho

Foto: Divulgação

O aparecimento de mais um escorpião em condomínio no bairro São Marcos, em dezembro de 2023, se tornou motivo de atenção maior por parte da prefeitura de Macaé, devido ao histórico de ocorrências anteriores na localidade, desde 2021. Para tratar de perto o problema, a Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), da Secretaria Municipal de Saúde, acionou agentes no último dia 1º de abril, para fazer nova visita ao local e conversar com moradores. É fundamental que a população registre oficialmente no setor o aparecimento dos escorpiões, com endereço completo e dados como fotos. As ocorrências devem ser registradas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Em outros períodos deve-se acionar a Guarda Ambiental para a adequada retirada.

A Coordenadoria Especial de Vigilância em Saúde, está buscando consolidar um grupo efetivo de trabalho para as próximas ações necessárias e específicas de mitigação. Essas ações incluem a busca ativa preconizada pelo Ministério da Saúde, identificação da espécie, orientações e conscientização. A encontrada no São Marcos, identificada em laboratório, é a Tytius serrulatos, que possui importância médica e tem ocorrência em meio urbano. O controle de insetos como baratas deve ser feito rigorosamente pelos moradores, por ser um dos grandes atrativos para os escorpiões.

Sobre escorpiões e métodos de controle e cuidados, o gestor da Coordenadoria de Vigilância Ambiental em Saúde, Luan Campos, explica que a forma empregada é estritamente mecânica e biológica. “O uso de pesticidas não é recomendável, por causar distúrbios como a dispersão desses animais no ambiente. É importante que os predadores como sapos, gambás e aves possam ser preservados, pois se alimentam deles. Por outro lado, resíduos como restos de madeira e de construção civil contribuem para sua manutenção”. Ele também diz que, “com as mudanças climáticas, aumento de calor e umidade, a tendência é que os escorpiões se reproduzam consideravelmente. Essa espécie se multiplica rápido por causa da partenogênese, onde não há necessidade do macho”, completou.

Para evitar o aparecimento de escorpiões, são necessários os devidos cuidados, entre eles, controlar a proliferação de insetos, ?manter a área limpa de resíduos como restos vegetais e de obras, tampar frestas de paredes e rachaduras, além de vedar ralos. É aconselhável manter berços afastados da parede, verificar os calçados antes de utilizá-los e, de forma alguma realizar a aplicação de produtos químicos como pesticidas. A Coordenadoria de Vigilância Ambiental em Saúde fica localizada na Rua Vereador Manoel Braga, 245, Centro. Telefone para contato é o 0800-022-6461. As ocorrências podem também registradas através do e-mail: cevas@macae.rj.gov.br. Já a Guarda Ambiental deve ser acionada pelos telefones da Secretaria de Ordem Pública: 153 ou (22) 2796-1328.


Fotos Relacionadas