Prefeitura está com Inscrições abertas para 16 cursos de qualificação profissional

21/07/2009 10:58:46 - Jornalista: Grazielle de Marco

A Prefeitura de Macaé, através do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), da Secretaria de Educação, está com inscrições abertas para os cursos profissionalizantes gratuitos. No total, são 16 qualificações que terão duração de um mês.

Estão abertas as inscrições para Auxiliar de Escritório, Assistente de Contabilidade, Auxiliar Administrativo Informatizado, Práticas e Rotinas da Administração Financeira, Inglês Básico, Inglês Básico II, Recepcionista para hotéis, Departamento pessoal, Almoxarifado, Assistente de Materiais, Photoshop, Autocad Intermediário, Informática Básica, Taifeiro, Paisagismo e Jardinagem e Gerenciamento de Recursos Hídricos.

Os interessados em participar devem procurar o Centro de Educação, localizado na Rua Alfredo Backer, 363, Centro, (Rua do Corpo de Bombeiros), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. É preciso ter no mínimo de 16 anos e levar cópias dos comprovantes de escolaridade (ensino médio ou fundamental); comprovante de residência; identidade; CPF, título de eleitor e uma foto 3x4. Mas devem se apressar, porque há cursos começando na próxima semana.

As aulas começam em agosto. De acordo com a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, os cursos atendem a uma das metas do prefeito Riverton Mussi, que é de oferecer cursos de qualificação gratuitos e de qualidade para a população de Macaé. Quem já fez os cursos aprova.

É o caso da estudante Italina Cardoso de Oliveira Santos, que fez os cursos de Auxiliar de Saúde Bucal e Operadora de Telemarketing. “Estou confiante que ao concluir o curso já vou começar a trabalhar”, diz. Também aluna de Auxiliar de Consultório Dentário, Sonia Sueli Pereira Vieira, aprova. “Se não fosse esse curso da prefeitura, não poderia fazer outro particular, porque não estou trabalhando, e não poderia pagar. Aqui é muito legal, é como uma família”.

As qualificações fazem parte do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar), do qual o Cetep é o executor. Também fazem parte do projeto a Duplicação da rodovia RJ-106, trecho Rio das Ostras-Macaé; Projeto Monitoramento por Câmeras e Despacho de Viaturas (novo 190) e o Planejamento Estratégico da Região Norte Noroeste.

Este Projeto Petrobras Qualificação Profissional de Jovens e Adultos, executado pelo Cetep, consiste na implantação, ao longo de um ano, de 54 cursos de capacitação profissional não diretamente ligados à indústria do petróleo com 5.740 vagas para moradores de área de alto risco social. No dia 16 de setembro, será realizada a última formatura desta etapa do convênio.