Prefeitura estuda implantação de portais nas entradas da cidade

02/07/2007 16:51:19 - Jornalista: Catarina Brust

Transporte e segurança. Esses são os tópicos iniciais que o secretário municipal Especial de Infra-estrutura Urbana, Adrian Mussi, vai focar no início da sua gestão. O secretário visitou, na manhã desta segunda-feira (02), as secretarias executivas da Guarda Municipal e de Transporte e Trânsito, para conversar com os secretários, conhecer as estruturas das secretarias e iniciar o processo de implantação da reforma administrativa. Uma das prioridades é a implantação de quatro portais nas entradas da cidade.

- O objetivo é começar o trabalho para a implantação efetiva da reforma administrativa, conhecendo cada secretaria executiva, sua estrutura, projetos, funcionários, entre outros. Hoje, a administração municipal enfrenta alguns problemas em relação ao transporte e a segurança. Para isso, visitamos a secretaria de Transporte e Trânsito e a Guarda Municipal, onde começamos a tomar ciência de todo o processo - explicou Adrian Mussi.

Na secretaria Executiva de Transporte, Adrian conheceu as instalações, conversou com funcionários e marcou reunião para esta terça-feira (03), com o coronel Lúcio Aracati, para traçar metas de atuação. “Vamos trabalhar em conjunto, com a participação de todas as secretarias executivas, para alcançarmos um resultado positivo. A administração municipal enfrenta alguns problemas na área do transporte coletivo. É um sistema novo implantado há pouco tempo, e sabemos que a cidade de Macaé cresce dia-a-dia. A prefeitura se preocupa e trabalha em prol da população, e onde o munícipe não está satisfeito, temos que fazer tudo para melhorar”, declarou.

Portais - A instalação de portais de entrada na cidade, visando maior segurança e monitorar veículos que chegam ao município, está em estudos pela prefeitura. Esse foi um dos assuntos discutidos em reunião com o secretário executivo da Guarda Municipal, Antônio Franco, e o secretário de Infra-estrutura. Além de conhecer os projetos da guarda – como a guarda sênior, mirim, ambiental, aérea, florestal, marítima, entre outras – os secretários conversaram sobre segurança.

O estudo é feito entre as secretarias executivas de Obras, Ciência e Tecnologia, Transporte, Guarda Municipal, em parceria com a Polícia Militar. A princípio seriam quatro portais: três fortes – na entrada do Trevo dos 17, de quem vem da Br-101; na rodovia Amaral Peixoto, divisa com Rio das Ostras; e na entrada do Trevo dos 40, (de Carapebus para Macaé) e um mais fraco, no Imburo.

- Nesses portais (chamados inteligentes) na entrada da cidade, haverá guardas municipais e os veículos que entrarem no município, serão fotografados. Esse sistema estará ligado à Guarda Municipal. Com isso, poderemos saber se consta alguma ocorrência em relação ao veículo - enfatizou Adrian, acrescentando que acredita que será um trabalho harmonioso e em conjunto, trará resultados para Macaé.

Em relação à segurança, a Guarda Municipal monitora a cidade por intermédio das 18 câmeras instaladas em vários pontos. Além disso, a guarda desenvolve novas ações - que fazem parte da promessa de campanha do prefeito Riverton Mussi – como a implantação de uma nova inspetoria no Frade e no Parque Atalaia, coibindo a ação de vândalos e caçadores na região - observou Antônio Franco, ressaltando que no Sana, na região serrana, já funciona uma inspetoria da Guarda Municipal.