Prefeitura fará ação para coibir abusos de carros de som

28/08/2008 13:25:36 - Jornalista: Liliane Barboza

A secretaria Executiva de Meio Ambiente (Sema), junto com a Macaé Trânsito e Transporte (Mactran), Guarda Municipal e Polícia Militar (PM) realizarão dentro de alguns dias uma ação conjunta para coibir abusos de carros de som, principalmente os que realizam propagandas eleitorais. De acordo com o chefe da coordenadoria de fiscalização, Fernando Barreto, neste período eleitoral, o número de reclamações chega a quatro por dia, sem contar os vários telefonemas que ele próprio atende.

Barreto explica que já foi realizada uma comunicação a todos os partidos políticos sobre a poluição sonora. No entanto, em função das várias reclamações, o coordenador acredita que medidas mais enérgicas terão que ser tomadas para resolver o problema.

- A secretaria enviará um ofício a todos os partidos políticos, na tentativa de alertar mais uma vez sobre os abusos dos carros de som, acrescentou.

Ele explicou ainda que os carros não estão respeitando a lei e passam em frente ao Hospital São João Batista com o volume acima do permitido.

- Nós realizamos uma fiscalização em frente ao hospital e chegamos a notificar vários motoristas, contou o coordenador Fernando Barreto.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), próximos a hospitais, o volume permitido é de 45 decibéis de dia, e 40 à noite. Já em escolas o volume poderá chegar no máximo até 50 decibéis.

O chefe da coordenaria de fiscalização explicou ainda que de acordo com o Artigo 228 do Código de Trânsito Brasileiro, o carro que não estiver obedecendo às normas poderá ser retido pelos agentes da Mactran.

Além de hospitais, os carros de som, não só de campanhas políticas, mas também os de outras propagandas, não podem trafegar na Avenida Rui Barbosa com volume alto.

- Os carros de som não podem trafegar com volume acima do permitido em frente também de escolas, creches e órgãos públicos, explicou.