Prefeitura faz mutirão contra a dengue no Planalto da Ajuda

12/02/2009 17:06:31 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

População deve colaborar na eliminação de focos

Dentro das ações propostas no Plano de Contingência para controle da dengue no município, a secretaria de Saúde de Macaé realizou, nesta quinta-feira (12), mais um mutirão de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, no bairro Planalto da Ajuda.

Uma equipe de 50 profissionais percorreu o bairro orientando a população sobre o perigo da doença, além de visitas domiciliares para identificação e eliminação dos focos do mosquito, coleta de material para análise e aplicação de biolarvicida.

A coordenadora de Saúde Coletiva, Laila Nunes, e a equipe de Educação em Saúde realizaram na Igreja Batista Planalto de Macaé palestra, esquete teatral e exibição de vídeo educativo sobre as fases do mosquito, seus hábitos e qual a melhor forma de evitar a doença. Após as apresentações os técnicos tiraram todas as dúvidas dos moradores.

De acordo com o supervisor geral do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Eric Francisco de Souza, o bairro possui 322 imóveis divididos em 11 quarteirões. Na parte da manhã durante as visitas domiciliares os agentes de endemias fizeram a distribuição e colocação de 10 capas para caixas d’água.

- A colocação de capas é uma ação preventiva à proliferação do mosquito aedes aegypti que é feito permanentemente. Em novembro estivemos no bairro e fizemos uma ação como esta e distribuímos 29 capas, pois a caixa d’água sem a tampa, ou mesmo quebrada, é considerada um grande criadouro, uma vez que a fêmea do mosquito precisa de água limpa e parada para colocação de seus ovos, explicou.

A equipe de enfermagem também percorreu todas as ruas para fazer a aplicação do medicamento homeopático, que está sendo utilizado como auxiliar na amenização da febre, das dores no corpo e a diminuição dos riscos das complicações da dengue.

Laila ressalta que o combate a dengue é uma ação continuada de conscientização, orientação e de educação junto à comunidade. As ações continuam em todos os bairros do município, com intensificação do trabalho nos bairros Centro e Botafogo.