Prefeitura faz operação de limpeza em toda a cidade

19/04/2008 12:47:28 - Jornalista: Simone Noronha

A prefeitura de Macaé está fazendo uma grande operação de limpeza em toda a cidade, atingida por fortes chuvas desde a última terça-feira (15). Neste sábado (19), 158 homens da Secretaria de Serviços Públicos, divididos em cinco equipes, estão trabalhando na limpeza de ruas e na desobstrução de bueiros, canais e galerias de águas pluviais. Por determinação do prefeito Riverton Mussi, a Força Tarefa vai trabalhar durante todo o final de semana e no feriado desta segunda-feira (21).

- A nossa maior preocupação é de que volte a chover forte em nossa região. Desde terça-feira, o índice pluviométrico de Macaé já chegou a 350 milímetros, três vezes mais do que a média esperada para o mês de abril. Estamos com todas as secretarias em plantão permanente em todo o município, fazendo de tudo para ajudar a população, disse o prefeito, que passou o dia com seu secretariado no centro de operações montado no Ginásio Municipal e acompanhando de perto as ações.

Em toda a operação, estão sendo usadas cinco máquinas retro-escavadeiras, oito caminhões limpa-fossas e tratores. No Novo Cavaleiros, além da limpeza, as equipes trabalham na abertura de uma passagem de água para a Lagoa de Imboassica. Em Imboassica, também estão sendo abertos canais para o escoamento de água nas áreas das empresas Varco e Cameron. Na Nova Holanda e Nova Esperança, o trabalho está concentrado na limpeza das ruas e bueiros. Na região do Sol y Mar, além da limpeza, foram instaladas oito bombas de sucção, que vão ajudar no escoamento da água em caso de mais alagamentos.

Na Aroeira, Jardim Carioca e Malvinas, as equipes trabalham também na limpeza do Canal do capote, que está com alguns pontos obstruídos por causa da grande quantidade de lixo trazido pela chuva. Outro canal que está sendo limpo é o do Arrozal, no Jardim Esperança. No Miramar, a Defesa Civil Municipal interditou quatro casas, que ficam em áreas de encostas e que estão com ameaças de desabamento.

Desde terça-feira, quando começaram as chuvas, a Defesa Civil já registrou 92 chamados de emergência. Ao todo, 10 pessoas estão desalojadas (nas casas de parentes ou amigos) e 35 estão desabrigadas. Os desabrigados foram acomodados pela prefeitura na Pousada da Cidadania, usada para emergências e para atender moradores de rua. Além de abrigo e alimentação, as famílias estão recebendo atendimento de um pediatra e de assistentes sociais.