Prefeitura fecha parceria para levar arte de Portinari ao Peti

02/10/2008 15:54:02 - Jornalista: Equipe Secom

Entre pincéis, tintas, cavaletes, telas e todo o material necessário para dar forma à arte de Cândido Portinari, os alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) receberam a proprietária da Papelaria Sol Lua Mar, Patrícia de Lima Silva Carvalho, que assumiu o compromisso de patrocinar o Projeto Revivendo Portinari.

Os alunos do Peti em 2007 participaram do Projeto Recriando Tarsila, atividade que apresentou o mundo das artes às crianças e jovens moradores de bairros como Fronteira, Lagomar e Aeroporto, inscritos no programa co-financiado pelos governos municipal, federal e estadual.

Duas vezes por semana os alunos dos turnos manhã e tarde têm seu momento artístico garantido em aulas de pintura e decoupage, tendo como inspiração o talento e as obras de Portinari. A Papelaria Sol Lua Mar firmou parceria, fornecendo todo o material necessário para a confecção das telas, que no final do ano participarão de mostra que premiará os melhores trabalhos.

- Os trabalhos estão lindos e faço votos que os alunos do Peti aproveitem a oportunidade, pois além de estarem conhecendo a obra de um grande artista brasileiro, têm a chance de desenvolverem talentos e dons -, declarou Patrícia, entusiasmada com o projeto.

A coordenadora do Peti, Viviane Menezes, apresentou o espaço e o trabalho realizado no programa.

- Atualmente temos 92 crianças e jovens participando do programa, divididos nos turnos da manhã e da tarde. Aqui realizamos aulas de reforço escolar, atividades esportivas como capoeira e educação física, atividades culturais ligadas a música e a pintura. Nossas crianças recebem três refeições no período em que aqui estão, sendo importante destacar o acompanhamento por assistente social, pedagogo e psicólogo, disse Viviane.

Os alunos do Peti trabalham na reprodução de telas como “O Lavrador”, “Meninos Brincando”, “Meninos Pulando Carniça”, “Meninos com Pipas”, “Palhacinhos na Gangorra” e “Espantalho” e ainda produzindo peças em decoupage usando imagens de Portinari.

- Através do projeto Revivendo Portinari pretendemos oportunizar a criança e o adolescente conhecer, de forma lúdica, quem foi Cândido Portinari, sua vida, obra e colaboração para a arte brasileira e internacional, mostrando não somente suas telas mas também os lados político e poético, declarou a coordenadora do Peti, Viviane Menezes.

O Peti é um programa desenvolvido pela Secretaria Executiva de Infância e Adolescência (Sinjuv), órgão vinculado a Secretaria Especial de Desenvolvimento Social e Humano (Semdsh). Está instalado na Praça da Fronteira e o telefone de contato é 2763-0152.