Prefeitura finaliza obras da Central do Trabalhador

12/06/2008 18:18:17 - Jornalista: Catarina Brust

A prefeitura de Macaé está finalizando as instalações da nova Central do Trabalhador, que será inaugurada no dia 2 de julho. A antiga sede da secretaria de Fazenda, na rua Télio Barreto, passou por reformas e abrigará salas para a realização de cursos e sala de informática e a Central, facilitando assim o acesso da população aos serviços de qualificação profissional e de intermediação de mão-de-obra. No local, também funcionarão os Programas Macaé de Primeiro Emprego (Juventude Cidadã-PMPE) e Sem Fronteiras.

No dia da inauguração da Central do Trabalhador, serão disponibilizadas 500 vagas de emprego para diversos setores na região.

- O atendimento aos trabalhadores será todo informatizado, por meio de senha eletrônica, com a implantação de software específico, com apoio da secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Seitec). Toda a equipe de atendimento ao público está passando por requalificação para agilizarmos o serviço. Um placar eletrônico vai indicar o número de vagas de emprego, de inserção no mercado de trabalho e os encaminhamentos feitos, ressaltou o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, acrescentando que a mudança da Central do bairro da Ajuda para o Centro visa facilitar o acesso dos trabalhadores.

A Central do Trabalhador foi implantada pelo governo municipal em 2005 com a criação da secretaria de Trabalho e Renda (Semtre), e vem consolidando ações de intermediação de mão-de-obra atingindo a média de 3,8 mil atendimentos mensais este ano. Para completar esse serviço de atendimento ao empregador e trabalhadores, foi implantado o Banco de Dados de Autônomos, que também visa encaminhar trabalhadores ao mercado de trabalho. No local, o trabalhador pode tirar carteira de trabalho, se inscrever no cadastro para vagas de emprego, ser encaminhado para cursos e receber orientações profissionais.

- Uma das metas do governo municipal é promover a qualificação profissional e a inserção da população local no mercado de trabalho. Com a Central do Trabalhador instalada no Centro, a partir de julho, o município poderá atender melhor ainda essa demanda. Com a requalificação do pessoal de atendimento, já estamos captando mais vagas. Em maio, as vagas disponibilizadas chegaram a 1.028, encaminhamos 572 pessoas para cursos e emitimos 246 Carteiras de Trabalho por tempo de serviço (CTPS), ressalta o secretário de Trabalho e Renda, Robério Fernandes.

O prédio terá 22 salas de aula, com capacidade para trinta alunos, totalizando 600 alunos por turno. Com ocupação máxima nos três turnos, a central poderá atender a 1,8 mil pessoas em cursos de capacitação. “Já estamos estudando a implantação de curso de inglês, de empregada doméstica (em parceria com o Programa Macaé Cidadão) e preparatório para concurso”, explica a assessora técnica da Semtre, Carla Sancho.

Esta semana, o secretário de Trabalho e Renda se reuniu com empresários de um empreendimento comercial que será instalado em breve na cidade. “Só este empreendimento trará mais de 500 vagas de emprego para a cidade”, disse.