Prefeitura firma parceria com CDL para colaboração ao Cemaia

01/10/2008 16:22:50 - Jornalista: Equipe Secom

O Centro Municipal de Apoio à Infância e Adolescência (Cemaia) recebeu, nesta terça-feira (30), a visita da diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Macaé (CDL), que conheceu o programa da prefeitura com o intuito de unir forças para a ampliação dos benefícios já garantidos àquela comunidade. A CDL foi convidada a ser parceira do Cemaia pelo secretário Especial de Desenvolvimento Social e Humano, Jorge Tavares Siqueira, e de pronto manifestou-se positivamente, já se colocando à disposição para integração e atendimento de necessidades.

- Parcerias têm otimizado nossos esforços para que ações sejam de pleno êxito. No caso do Cemaia contamos com a colaboração das Lojas Maçônicas de Macaé que, através do Restaurante Prato Cheio, atende com alimentação; com a Secretaria Especial de Saúde, que cuida de toda a roupa e garante pronto atendimento nas unidades de saúde; com a Secretaria Especial de Educação, que dá suporte pedagógico, já tendo inclusive doado utensílios de cozinha, e com a Fesporte, que vem estruturando espaços para a prática esportiva. Com a CDL buscamos uma nova parceria que, certamente, em muito engrandecerá ambas as partes: a Prefeitura e a instituição que representa os lojistas de Macaé - declarou Jorjão Siqueira, ao receber o presidente da CDL, José Edmundo dos Santos; o vice Alberto Borges Bittencourt; e o tesoureiro Alexandre Almeida Santos.

A coordenadora do Cemaia, Estela Maris, recebeu a diretoria do CDL acompanhada da psicóloga Flávia Luz, que falou sobre a instituição que funciona como um abrigo provisório para crianças e jovens com idade entre 0 e 18 anos. “Recebemos crianças e jovens em situação de risco social e buscamos a reintegração junto à família, que também recebe a atenção da equipe multidisciplinar do Cemaia. Somente quando esgotadas todas as possibilidades junto à família encaminha-se para a adoção”, disse Flavia Luz.

Ao percorrer os espaços que abrigam o Cemaia, na Virgem Santa, o presidente do CDL, José Edmundo dos Santos, destacou o papel social que a Câmara tem, sendo oportuno e necessário o envolvimento com as questões sociais e humanas de Macaé.

- A CDL tem consciência da necessidade de atuar socialmente e não se exime desta responsabilidade. Por isso, avaliamos como interessante nos engajarmos em ações que tragam benefícios a esta instituição municipal, que sabemos realizar trabalho dos mais sérios - declarou ele, solicitando à coordenadora do Cemaia listagem dos itens necessários como roupas de uso pessoal com grade de tamanhos, roupa de cama e banho, bem como outros que venham a ser verificados.

O Centro, localizado no bairro Virgem Santa, é dividido em duas unidades: uma para crianças de zero a seis anos (Cemaia I) e outra para crianças e adolescentes de sete anos a 18 incompletos (Cemaia II). Atualmente são 27 abrigados, sendo 18 no Cemaia I e 9 no Cemaia II. Os abrigados são levados pelo Conselho Tutelar, Ministério Público e Juízo da Infância e da Juventude, únicos órgãos que podem aplicar medida protetiva, promovendo a internação das crianças.

Os representantes do CDL se dispuseram a elaborar um calendário de ações envolvendo os lojistas associados, garantindo assim assistência e integração durante todo o ano.