Prefeitura firma parceria com Cooperativa de Pesca

10/10/2007 15:13:16 - Jornalista: Catarina Brust

A secretaria Executiva de Trabalho e Renda (Semtre) firmou termo de parceria, na terça-feira (09), com a Cooperativa Mista de Pesca. O objetivo é potencializar a produção de beneficiamento de pescado no município. A cooperativa cedeu espaço para que o grupo Benesca, apoiado pela Incubadora de Cooperativas da Semtre, tenha uma sede adequada para desenvolver o projeto, ampliando a geração de renda.

O projeto para a estruturação do espaço cedido pela Cooperativa Mista de Pesca vai ser elaborado pelo município. No mesmo encontro, foi acordado que a prefeitura em parceria com o Conselho Municipal do Trabalho, promoverá curso de qualificação em beneficiamento de pescado.

A implantação do curso acontece através do Plano Territorial de Qualificação (Plantec) do governo federal com repasse de recursos para os estados, que por sua vez identificam as regiões adequadas para os investimentos. O Planteq visa o atendimento da demanda de ações de qualificação, requalificação e aperfeiçoamento social e profissional.

- Com a sede, o grupo poderá aumentar a produção e ampliar a geração de renda. A prefeitura, em parceria com o conselho, vai viabilizar curso de 200 horas para que 50 pessoas vinculadas à comunidade pesqueira possam também aprender a técnica de beneficiamento do pescado - explicou o secretário Executivo de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado.

O secretário reafirmou que as famílias dos pescadores cadastrados na Cooperativa de Pescadores, Colônia de Pesca ou na Associação de Pescadores serão beneficiadas prioritariamente. A preferência será dada às mulheres de pescadores, visando o aumento da renda familiar.

O grupo Benesca, formado por cerca de 15 pessoas (em sua maioria mulheres que lidam direta e indiretamente com a pesca) utilizava provisoriamente as instalações do Restaurante Escola da Incubadora de Cooperativas. O grupo beneficia o pescado através da produção de quibes e almôndegas de peixe.

- Durante a reunião foi acordado ainda uma articulação com a secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa), por meio do projeto Multiplicar, de uma visita técnica às instalações de beneficiamento de pescado em Cachoeiras de Macacu - observou o gerente da Incubadora de Cooperativas, Robério Fernandes.

- O momento favorável de articulação entre os governos municipal e estadual está proporcionando essas parcerias com a Seappa e a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) para o beneficiamento de pescado. Cerca de 15 mil pessoas vivem direta ou indiretamente da pesca em Macaé. Por isso, é preciso que essa prática seja valorizada e atendida em suas demandas, considerando o rico litoral que temos, o grande número de pescadores nativos e aqueles que vieram buscar alternativa de renda com a pesca em Macaé - ressaltou Bogado.

De acordo com ele, o incentivo à produção do beneficiamento do pescado pode ser dada através da divulgação junto à rede hoteleira e aos restaurantes instalados na cidade.

- Com a divulgação junto à Associação de Hotéis e Restaurante poderemos promover o aumento e a retenção de recursos beneficiando os munícipes integrantes da cadeia produtiva do pescado - completou.

Participaram da reunião, o presidente da Colônia de Pescadores, Osvaldo Romano, o presidente da Cooperativa de Pescadores, Joel Santa Rosa, Mônica Marins da Silva e Maria Celeste dos Santos, representantes do grupo Benesca e José Inácio da Silva, representante da Pesquisa Ação na Cadeia Produtiva da Pesca (Papesca) da UFRJ.