Prefeitura forma 92 agentes ambientais

05/06/2009 15:57:58 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Divulgação

Meta é envolver todos os parceiros para a defesa e preservação da natureza

Foi encerrado nesta sexta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, no Paço Municipal, o curso de Agentes Ambientais da secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semaurb), com a formatura de 92 agentes.

A cerimônia foi aberta pelo secretário Maxwell Vaz, que parabenizou os formandos pela luta que a partir de agora, irão empreender em prol do meio ambiente. Na oportunidade, ele mostrou as ações que estão sendo realizadas pela Semaurb para ajudar a equilibrar o meio ambiente.

- Este é um novo modelo de gestão ambiental recomendado pelo prefeito Riverton Mussi, que uniu os setores do Meio Ambiente e Urbanismo para que as ações em conjunto possam promover o desenvolvimento sustentável com equilíbrio, destacou.

A formatura dos novos agentes ambientais contou com manifestações artísticas e culturais de estudantes das escolas municipais e grupos envolvidos com o projeto de educação ambiental da Semmaurb, “Conhecer para Preservar”. Fizeram parte da mesa a secretária executiva da Agenda 21, Alba Corral, a representante da Petrobras, Carolina Benassuly e o coordenador de Educação Ambiental, Paulo Barcellos.

Os 92 novos agentes ambientais (adulto e mirim) são oriundos da sociedade civil organizada, da Guarda Municipal e do Peti – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, da Subsecretaria da Infância e Juventude.

Para o inspetor da Guarda Municipal, Carlos Almir, que participou do curso de agentes ambientais, a formação foi bastante positiva.

- O curso de agentes ambientais foi super válido porque esclareceu muitas dúvidas com relação à legislação ambiental. E, o mais importante é que todos os guardas ambientais passaram a ser agentes para defender e preservar nosso patrimônio ambiental, acentuou.

Segundo o coordenador do projeto, Paulo Barcelos, durante o período do curso foram trabalhados diversos temas pertinentes. “Os agentes conheceram tudo sobre Diagnóstico Ambiental, Legislação Ambiental, Agenda 21, Aquecimento Global, Resíduos e Plano Diretor. Para a realização do curso foram mobilizados 11 profissionais atuantes nas diferentes áreas para serem instrutores”, destacou, informando que no planejamento do segundo semestre está previsto atender mais 40 alunos.

A representante da Petrobras, Carolina Benassuly, disse ser muito importante esse processo de educação e mobilização social em prol do meio ambiente. “A Petrobras se orgulha em ser parceira de momentos como este em que se fomenta a sociedade a praticar atitudes de preservação”, ressaltou.