Prefeitura forma mais 80 profissionais de informática

20/07/2009 11:47:48 - Jornalista: Grazielle de Marco

Foto: Divulgação

Prefeito participou da formatura

A prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia, formou na sexta feira (17), mais 80 profissionais de Montagem e Manutenção de Computadores. Durante a solenidade o prefeito Riverton Mussi parabenizou a equipe da secretaria pelo trabalho desenvolvido e ressaltou a importância da qualificação profissional em sua gestão.

De acordo com o prefeito, a qualificação profissional assume papel estratégico em sua gestão. Ele lembrou das ações que têm sido desenvolvidas para a capacitação dos cidadãos. “Além dos cursos oferecidos pela prefeitura, temos realizado uma série de parcerias com instituições para trazer um ensino de qualidade para o município. E, nesse sentido, não estamos pensando apenas no técnico, mas também no superior”, ressaltou.

Entre os principais projetos, Riverton apontou as parcerias com a UFF, UFRJ e Uenf, e a criação da Escola Técnica Rural que será inaugurada em breve. “Espero que vocês continuem aproveitando estas oportunidades, e, porque não, venham a ser alunos do nosso curso de Sistemas de Informação, da Faculdade Municipal Miguel Angelo da Silva Santos (FeMASS)”, completou.

A Secretária de Educação e Vice-prefeita, Marilena Garcia, lembrou que a Fábrica da Cidadania é um projeto que não muda apenas computadores, mas também pessoas. “Hoje, vocês têm uma oportunidade de emprego, e os computadores que vocês montam durante as aulas vão atender centenas de outros cidadão nas Lan Houses públicas do município. Neste mês, completamos 21 inaugurações, e ainda temos mais duas. Esta secretaria é a maior parceria que temos na Educação. Parabéns pela conquista”.

O coordenador do projeto Macaé Inteligente, do qual Fábrica da Cidadania faz parte, José Vicente Rodrigues, parabenizou os alunos e comentou a alegria de fazer parte de um projeto como este. “Desde que fui chamado para integrar este projeto entendi a importância que ele tinha não só para os alunos como para todo o município. Ele abre portas para o mercado de trabalho e trabalha com a auto-estima das pessoas. Parabéns a vocês que chegaram até aqui. A jornada não foi fácil, mas vocês conseguiram”.

O curso de Montagem e Manutenção de Computadores teve duração de quatro meses, totalizando 100 horas. Durante as aulas práticas, os alunos reciclaram equipamentos, que foram direcionados para o uso nas Lan Houses Públicas.

Para o recém formado, Matheus Gomes Coutinho, de 13 anos, o curso significou uma oportunidade para o futuro. “Hoje, a informática se torna cada vez mais importante e acredito que a tendência é ser preciso e cada vez mais saber as técnicas de montagem e manutenção”, comentou.

O aluno Orlando Carlos Caetano, de 67 anos, viu a oportunidade como uma chance de reinserção no mercado de trabalho. “Descobri o curso por acaso quando passava em frente à Fábrica. Achei muito bom e já estou fazendo o estágio e me preparando. Quem sabe não consigo ser monitor de Lan House? Além disso, vou fazer como o prefeito disse, e tentar a chance de fazer o curso da FeMASS, que já ouvi que é muito bom”, ressaltou.

Também estiveram presentes na formatura, o subsecretário de Ciência e Tecnologia, Roberto Siqueira, a assessora Técnica da Secretaria de Educação, Sônia Terezinha e a subsecretária Pedagógica, Gelda Tavares.