Prefeitura implanta Comissão de Monitoramento para gripe suína

30/04/2009 19:04:13 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Robson Maia

Na próxima semana será ministrado treinamento para os profissionais de saúde

Foi instituída em reunião na tarde desta sexta-feira (30), no gabinete da secretaria de Saúde de Macaé, a Comissão de Monitoramento para gripe suína. Constituída para intensificar a vigilância nos locais de maior fluxo de estrangeiros e pessoas em trânsito internacional, a Comissão é composta por dirigentes da secretaria de Saúde, Petrobras, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Câmara Técnica de Gestão e subsecretaria de Comunicação Social.

O prefeito em exercício, Paulo Antunes se mostrou preocupado com o trânsito das embarcações no Terminal Marítimo e a Feira Brasil Off Shore que acontecerá no mês de junho e reunirá milhares de pessoas de diversos países. “A criação desta rede com a parceria de várias instituições será imprescindível para impedir que a gripe suína chegue ao município. Vamos adotar medidas preventivas efetivas e contínuas em diversos pontos da cidade”, frisou.

O gerente setorial de SMS da Petrobras, Almir Henriques Fernandes afirmou que intensificará a avaliação das condições de saúde dos profissionais do Terminal Marítimo, onde existe uma posto de saúde para comunicar qualquer anormalidade clínica existente..

Durante a reunião foram traçadas as novas estratégias de bloqueio, busca ativa e diagnóstico da doença. As primeiras medidas consistem na implementação de pontos de monitoramento e informação no aeroporto, no heliponto do Farol de São Tomé em Campos e no Terminal Marítimo da Petrobras em Macaé.

As ações no aeroporto de Macaé serão intensificadas durante o dia quando operam as aeronaves que fazem o transporte off shore. O Superintendente da Infraero, Hélio Batista, disponibilizou um espaço para que os profissionais de saúde possam atuar no próprio aeroporto fazendo os atendimentos necessários e prestando as informações corretas.

A Secretaria de Saúde, por meio de sua equipe técnica integrada por profissionais de diversos setores irá atuar na rodoviária, em empresas ligadas ao setor de petróleo que tenham ambulatório próprio, e que sejam do ramo de hotelaria marítima, hotéis e restaurantes.

O secretário de Saúde Eduardo Cardoso lembrou que o objetivo desta mobilização é informar a população sobre os sintomas das doenças e as principais formas de contágio. “Vale ressaltar que o público alvo são as pessoas vindas das áreas onde tem casos confirmados da doença e quem teve algum contato com estas pessoas e apresentou algum sintoma da gripe suína”, destacou dizendo que a informação é a principal arma para conter a doença.

Ele falou ainda que inicialmente os integrantes da Comissão irão se reunir semanalmente para fazer um balanço e avaliação das ações. “As estratégias serão modificadas de acordo com a necessidade e o avanço ou recuo da doença no país”, destacou.

A Subsecretaria de Comunicação está desenvolvendo um folder em parceria com a SEMUSA, com as orientações necessárias levando em consideração as peculiaridades do Município, em complementação ao material do Ministério da Saúde que segundo o representante da ANVISA, chegará neste sábado (2) para afixação nos locais determinados pelos técnicos. O subsecretário Fernando Marcelo ressalta “a importância da comunicação neste esforço preventivo”, reafirmando a total disponibilidade da subsecretaria na comissão ora criada.

O presidente da Câmara Técnica de Gestão, Romulo Campos destacou a iniciativa do secretário de Saúde, em fazer um trabalho integrado com diversos órgãos, principalmente aos ligados ao controle de entrada de pessoas. “Numa situação como essa é primordial que as ações dos diversos órgãos sejam integradas para que as metas de controle sejam atingidas”, destacando a centralização das ações na Semusa.

Na próxima semana será ministrado treinamento para os profissionais de saúde que atuarão no monitoramento para padronização dos procedimentos de todos os envolvidos.