Prefeitura implanta sistema de irrigação no Assentamento Celso Daniel

26/06/2013 14:10:00 - Jornalista: Juliene Silveira

Com o objetivo de fiscalizar o sistema de irrigação implantado, há seis meses, em uma das propriedades do Assentamento Prefeito Celso Daniel, equipe técnica da Secretaria Municipal de Agroeconomia e do Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social de Macaé (Fumdec), visitou, na manhã de terça-feira (25), a primeira família do assentamento a implantar o sistema, que tem como objetivo o fomento da agricultura familiar por meio do microcrédito agrícola, além de garantir a proliferação da produção.

De acordo com a equipe técnica da secretaria, a irrigação é uma técnica utilizada na agricultura e visa o fornecimento controlado de água para as plantas em quantidade suficiente e no momento certo, assegura a produtividade e a sobrevivência da plantação. Complementa a precipitação natural e, em certos casos, enriquece o solo com a deposição de elementos fertilizantes.

Antes da implantação do sistema, a propriedade produzia milho, feijão de corda e abóbora. Hoje, são produzidos também alface, cebolinha, salsa e pimentão. Syrley Barcelos Fernandes, proprietário visitado pela equipe técnica explica que o sistema é essencial para cultivar as hortaliças, para garantir a produção e comercializar com qualidade.

A Prefeitura de Macaé mantém diversos projetos em parceria com a Cooperativa Agropecuária e Agroindustrial da Agricultura Familiar de Macaé (Coopmac). Um delas é comprar os produtos da agricultura familiar para ser utilizada na merenda escolar da rede municipal de ensino, além da comercialização dos produtos na feira do produtor, que acontece todos os sábados, na Praça Veríssimo de Melo, das 6h às 12h.

Comprar alimentos da agricultura familiar implica em diminuição da evasão do campo (êxodo rural), além de contribuir para que sejam fornecidos alimentos de melhor qualidade, com maior valor nutricional, uma vez que são produtos de safra. Um estudante bem alimentado terá mais condições de aprender e crescer intelectualmente do que um aluno que não faça bem as refeições ou sofra com as deficiências delas.

O sistema foi implantado por meio do microcrédito fornecido pelo Fumdec. As famílias que tiverem interesse em adquirir o financiamento, deve procurar o Fumdec, na Rua Agenor Caldas, 261 – Imbetiba, ou a Secretaria de Agroeconomia, localizada no Parque de Exposições, na Avenida Amaral Peixoto, s/n, - São José do Barreto.