Prefeitura inaugura Cidade Universitária em uma semana

25/06/2007 16:22:46 - Jornalista: Janira Braga

Em uma semana, a prefeitura entrega a Cidade Universitária com os dois primeiros módulos do complexo, que terá no total sete blocos - seis somente para salas de aula, com 30 salas cada. Cada sala pode abrigar 40 estudantes. Construída somente com recursos da prefeitura, a Cidade Universitária está no orçamento do governo municipal destinado ao Ensino Superior. A solenidade de inauguração está prevista para as 11 horas da próxima segunda-feira (dia 02).

O projeto da prefeitura é transformar Macaé em um pólo de educação de nível universitário. A Cidade Universitária é construída em uma área total de 95 mil metros quadrados junto à Linha Verde. Nesta primeira fase, além de serem entregues os dois primeiros prédios que compõem o pólo de Ensino Superior, será inaugurada uma área de estacionamento para 200 veículos.

Um dos objetivos da Cidade Universitária é promover a diversificação de cursos e ofertas de profissionais para o mercado de Macaé e unir, em um só local, cursos de universidades públicas – federais e estaduais – e privadas.

Na inauguração, a prefeitura vai assinar com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) a instalação de novos cursos de graduação para o município. Um dos grandes ganhos será o convênio para a graduação em Medicina. O primeiro vestibular será em 2009. A prefeitura já mantém parceria com a UFRJ por meio do Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (Nupem), com a graduação em Biologia.

A perspectiva também é assinar convênio com a Universidade Federal Fluminense (UFF). Além disso, serão instalados na Cidade Universitária os cursos de graduação da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) e os conveniados. A Cidade Universitária é um dos projetos do governo municipal para dar sustentabilidade ao município pós-ciclo do petróleo, com o investimento em cursos que possibilitem novos profissionais qualificados para o mercado de Macaé e região.