Prefeitura inaugura espaço para a formação de novos craques

03/07/2008 15:40:29 - Jornalista: Tiago Ferreira

A Prefeitura de Macaé inaugurou, na noite desta quarta-feira (02), as duas quadras poliesportivas construídas em parte da área do estacionamento do Ginásio Municipal Engenheiro Mauricio Soares Bittencourt. O prefeito Riverton Mussi, acompanhado da primeira-dama Márcia Moraes, participou da solenidade, assim como o presidente da Fesporte (Fundação de Esporte de Macaé), Alex de Moraes, e dos vereadores Pastor Jorge de Jesus e Marilena Garcia.

- Com a inauguração dessas duas quadras, continuamos fomentando a nossa política de inclusão social através do esporte. Este espaço atenderá as escolinhas promovidas pela Fesporte e, com isso, consolidaremos as categorias de base, com o projeto Prata da Casa. Porém, o estacionamento não foi perdido. Nos dias de grandes eventos no ginásio, os automóveis poderão ficar estacionados no interior das quadras - explicou o prefeito Riverton Mussi.

Alex de Moraes, presidente da Fesporte, afirmou que além de formar novos atletas e buscar elevar cada vez mais qualidade de vida da população, as atividades esportivas oferecidas pela entidade servirão como celeiros para as equipes do município, como a Prosport, o Macaé Sports Futsal, as Ligas Macaenses de Basketball e de Handebol, além das modalidades individuais (judô, karatê, tae kwon do, atletismo, skate, surfe e bodyboarding).

- Queremos toda a comunidade macaense no Ginásio Municipal. Hoje temos o projeto Prata Casa, que atende mais de 650 crianças e, com a inauguração destas quadras, esperamos triplicar o número de jovens em nossos projetos. Com isso, nós respondemos a um anseio dos moradores do Novo Horizonte e Riviera Fluminense, que solicitaram uma área de lazer para as crianças - frisou Alex.

Em seu discurso, a vereadora Marilena Garcia ressaltou a importância do esporte no desenvolvimento do cidadão. Segundo a parlamentar, a política esportiva implantada pelo atual governo, fez com que os índices de violência, principalmente envolvendo os jovens, caíssem vertiginosamente nos últimos anos.

- Estamos em franca recuperação. E nada melhor que o esporte como um instrumento de inclusão social para os nossos jovens - completou Marilena Garcia.

O Prata da Casa

Preparar as futuras gerações do esporte macaense. Esta foi a principal motivação da Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte) ao criar o Prata da Casa, beneficiando os destaques do Programa de Iniciação Desportiva (Pides), desenvolvido pela Secretaria Executiva de Esporte e Lazer nas modalidades de basquete, futsal, vôlei e handebol.

- Um projeto vem de encontro ao outro. O Prata da Casa será para formar atletas para o alto rendimento. Ou seja, quem se destacar no Pides será inserido no nosso projeto. Com isso, no futuro, iremos importar menos jogadores, pois as nossas equipes serão formadas basicamente por atletas macaenses - concluiu Alex de Moraes.