Prefeitura inaugura Lan House para pessoas com deficiência

21/10/2009 09:02:51 - Jornalista: Grazielle de Marco

Foto: Ana Chaffin

Evento aconteceu na terça-feira

A Prefeitura de Macaé, através de uma parceria entre a Secretaria de Ciência e Tecnologia e a Subsecretaria de Acessibilidade e Proteção à Pessoa com Deficiência, inaugurou, na tarde de terça-feira (20), uma lan House pública para pessoas com deficiência. O espaço, localizado na subsecretaria, é o primeiro trabalho realizado através da parceria e tem como objetivo principal a inclusão social e digital das pessoas com deficiência.

Durante a inauguração, que contou com a presença do subsecretário de Ciência e Tecnologia, Roberto Barreto, do coordenador do Projeto Macaé Inteligente, José Vicente Rodrigues, e de integrantes das duas secretarias, o subsecretário de Acessibilidade, Hildemar Miranda de Barbosa, sugeriu que a parceria através de ações que permitam a inclusão das pessoas com deficiência. “Iremos visitar algumas das Lan Houses públicas já existentes em outros bairros para podermos sugerir medidas que possibilitem o acesso dos portadores de deficiência”.
Hildemar agradeceu ao secretário de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, não só pela inauguração da Lan House, mas por todo o trabalho que vem desenvolvendo à frente da secretaria. “O Guto tem realizado um trabalho belíssimo de inclusão digital e este segmento da população não poderia ficar de fora. É importante lembrar que a Lan House é um importante instrumento de aproximação da pessoa com deficiência para, entre outros, acabar com o preconceito”.
O subsecretário de Ciência e Tecnologia, Roberto Barreto, lembrou que esta é a 23ª Lan House pública instalada em Macaé e que o objetivo é proporcionar ao cidadão o acesso ao mundo digital. “Trabalhamos para que todos tenham acesso e sejam incluídos digitalmente, nesse sentido, a ajuda da subsecretaria será muito importante para que façamos adaptações nas Lan Houses, possibilitando o acesso de mais pessoas”.
Na Lan House inaugurada na Subsecretaria de Acessabilidade foram realizadas diversas adaptações para possibilitar o acesso de pessoas com diferentes tipos de deficiência. “Temos instados nesses computadores um programa de leitura, para que as pessoas com deficiência visual possam utilizar o computador. Nesse sentido, também estão sendo instalados teclados com braille e todos os computadores têm fones de ouvido. A subsecretaria está disponibilizando um intérprete de Libras (linguagem brasileira de sinais)”, disse José Vicente Rodrigues, coordenador do Programa Macaé Inteligente, do qual as lan houses públcias fazem parte.
- Além disso, temos uma equipe preparada e à disposição para auxiliar o monitor da Lan house e os usuários em eventuais dificuldades. – completou Hildemar.

Lan houses fazem inscrição do Educação na Lan

O coordenador José Vicente lembrou ainda que, a partir da inauguração da Lan House, os usuários já podem se inscrever na gincana Educação na Lan. Para participar é preciso se inscrever em uma das Lan Houses públicas do município e entregar um trabalho com o tema “Macaé antes da descoberta do Petróleo”. O primeiro lugar irá ganhar um computador. Além disso, também serão oferecidas bolsas de estudo no curso de inglês PBF e uma bicicleta para os primeiros lugares. O objetivo do projeto é difundir a cultura e a educação nas comunidades da cidade de Macaé, fazendo com que o usuário das lan houses públicas desenvolva sua criatividade, não sendo esta apenas para o acesso gratuito à internet.