Prefeitura inaugura lan house pública no Aeroporto

03/07/2008 11:23:42 - Jornalista: Waleska Freire

A prefeitura de Macaé entrega mais uma lan house pública para a população nesta quinta-feira (3), às 18h, no bairro Parque Aeroporto, na Rua Doutor Álvaro da Paixão Júnior, 355. Esta será a oitava lan house pública do programa Macaé Inteligente desenvolvido pela secretaria Executiva de Inovação, Ciência e Tecnologia (Seictec). A próxima comunidade contemplada será a de Imboassica.

Em Macaé já funcionam as lan houses públicas nas Malvinas, Nova Holanda e Aroeira. Na região serrana as lan houses estão instaladas nos núcleos da Escola de Informática do Frade e de Glicério e no Macaé Facilita do Sana e de Córrego do Ouro. O sinal da Internet banda larga nos distritos de Glicério e Córrego do Ouro foram abertos e todos podem acessar gratuitamente a Internet dos seus computadores. O Macaé Inteligente inclui a implantação gradativa do sinal de Internet banda larga gratuita em todo o município promovendo a inclusão digital.

Nas lan houses cada pessoa tem uma hora para usar o computador, prorrogáveis de acordo com a demanda, sendo vetado o acesso a sites eróticos e de jogos. Menores de 18 anos precisam ir com os responsáveis para preencher uma autorização discriminando o horário que podem ficar na Lan House, munidos de xérox da carteira de identidade.

Na avaliação do engenheiro em computação e idealizador do Macaé Inteligente, Guto Garcia, essa política de inclusão social através da inclusão digital difundindo a Internet nas localidades através das lan houses é um modelo que vai tornar Macaé um município referência na área tecnológica.

Essa é a segunda fase do programa Macaé Inteligente. A primeira fase do Macaé Inteligente é a Fábrica de Cidadania que recebeu mais de três mil computadores sucateados como doações para que os alunos do curso/estágio prático de montagem e manutenção de microcomputadores fizessem a reciclagem e encaminhasse os computadores para equipar as lan houses públicas.