Prefeitura inaugura novas instalações da CTM

20/07/2009 16:52:48 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Kaná Manhães

Agora funcionando no centro da cidade, a nova sede está oferecendo mais serviços para o trabalhador

A prefeitura de Macaé inaugura na próxima quinta-feira (23), às 14h, as novas instalações da Central do Trabalhador de Macaé (CTM), órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e à Subsecretaria de Trabalho e Renda. Agora funcionando no centro da cidade, a nova sede está oferecendo mais serviços para o trabalhador – tanto em colocação no mercado de trabalho quanto em qualificação profissional.

Fundada em 2005, a CTM – antiga Caet – já realizou este ano quase 25 mil atendimentos desde janeiro. Constituída por equipe formada por 16 profissionais, a CTM fica na Rua Dr. Télio Barreto 28, estando aberta entre 9h e 16h. Os principais atendidos são trabalhadores cuja mão-de-obra colabora para o desenvolvimento econômico de Macaé.

De acordo com o subsecretário de Trabalho e Renda, Marcos Vinícius Marins Crespo, a CTM tem como missão proporcionar atendimento de qualidade e humanizado aos trabalhadores. “Também temos o intuito de promover ações que visem garantir eficiência ao planejamento dos empresários para efetivar a inserção do trabalhador no mundo do trabalho”, disse ele.

A equipe que leva a central a atuar em benefício de tanta gente, desenvolvendo projetos e atividades em prol da condução de mão-de-obra para empresas e firmas na cidade, é chefiada pela coordenadora Rosângela Correa. Ela é devidamente auxiliada pelo coordenador de vagas, Flávio Santos, e pelo coordenador de atendimento, Guilherme Carvalho.

Na CTM também há atuação profissional de duas assistentes sociais, uma psicóloga e dez atendentes. “Todos querem proporcionar boa qualidade para orientar e atender as cerca de 400 pessoas que se dirigem ao órgão público diariamente. Nosso objetivo é inserir o trabalhador no mercado de trabalho. Para isso, a central faz a captação de vagas, a fim de atender as necessidades dos empresários”, informa Rosângela Correa.

Ela explica que os empresários que querem ocupar vagas disponíveis em suas companhias devem repassar à Central do Trabalhador de Macaé dados e informações como: salário, habilidades exigidas aos candidatos, nomenclatura do cargo, grau de instrução necessário, entre outras questões.

Já o coordenador de vagas da CTM, Flávio Santos, lembrou que são 826 empresas cadastradas pela central para que sejam proporcionadas oportunidades e chances de entrar no mundo do trabalho aos que estão desempregados. “A subsecretaria de Trabalho e Renda também oferece espaço físico composto por salas e auditório para que empresários e empregadores proporcionem e propiciem palestras e treinamentos ao público-alvo”, comenta ele.

Por sua vez, o coordenador de atendimento, Guilherme Carvalho, ressalta que os desempregados atendidos nos 12 guichês (boxes) instalados na CTM, estão satisfeitos. “Há 150 cadeiras, ambiente climatizado e funcionária preparada para atender pessoas com deficiência. Além do mais, os dez atendentes são alvo de constantes e periódicas instruções e orientações por parte da equipe multidisciplinar, formada pelas assistentes sociais e pela psicóloga, para que o atendimento seja baseado em conceitos de excelência, humanização e profissionalismo”, acentua ele.