Prefeitura inaugura restaurante popular nos 202 anos de Macaé

27/07/2015 11:31:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Juranir Badaró

Novo espaço será aberto ao público, a partir da segunda-feira, dia 3

Ao inaugurar o Restaurante Popular, no bairro da Aroeira, no próximo dia 29 – aniversário de 202 anos da cidade - a Prefeitura de Macaé dá prosseguimento no papel de promover segurança alimentar e nutricional, ampliando o acesso a uma alimentação adequada e saudável às pessoas em situação de vulnerabilidade e de risco social. A inauguração acontecerá às 14h.

A iniciativa faz com que o cidadão de baixa renda sinta-se valorizado e tenha forças para continuar na luta em busca de dias melhores, com acesso a uma alimentação balanceada, a um valor acessível - disse a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Josefa Sampayo.

Novo restaurante – O novo restaurante possui uma área de 1.055 metros quadrados. O grande salão é climatizado. O prédio conta ainda com sanitários para pessoas com deficiência, um espaço reservado de espera para idosos e uma área coberta na parte externa.

O restaurante da Aroeira continuará a ser administrado pelas lojas maçônicas de Macaé, por meio de um conselho gestor e vai contar com uma equipe integrada com consciência social, composta por 30 trabalhadores treinados para realizar o atendimento. O empreendimento é resultado da parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, responsável por 80% da verba utilizada. A prefeitura cedeu o terreno para a construção nos mesmos padrões antigo restaurante.

Benefício social do Restaurante Popular - Desde 2004, quando foi inaugurado, o Restaurante Popular tem promovido segurança alimentar e nutricional. De janeiro até junho deste ano, foram servidas mais de 120 mil refeições. Durante o atendimento são detectados problemas sociais. Um grande número de casos tem sido alvo do trabalho do serviço social do restaurante, que busca ajudar quem realmente precisa. Enquanto as pessoas estão na fila para o almoço, a assistente social orienta mães sobre vacinações e cuidados com os filhos, encaminha casos para atendimentos psicológicos, de saúde e sociais na rede municipal.

Dentre os encaminhamentos feitos pela assistência social do restaurante estão os seguintes: Benefício previdenciário do INSS, ambulatórios, empregos, Conselho Tutelar, Centro de Atendimento à Mulher, Conselho do Idoso, Farmácia Municipal, Fundação Leão XIII, entre outros.