Prefeitura inaugura três escolas municipais nesta sexta-feira e sábado

25/07/2013 17:05:00 - Jornalista: Joice Trindade e Rafaela Ribeiro

Foto: Juranir Badaró

Três novas escolas aumentam rede municipal de educação

A prefeitura inaugura três novas escolas nesta semana. Nesta sexta-feira (26), moradores do bairro Cajueiros terão a oportunidade de conhecer a Escola Municipal de Educação Infantil Professora Cândida Maria da Silva Vieira, às 15h.

A unidade, que fica na Rua Lira dos Conspiradores, s/nº, no Cajueiros, tem capacidade para atender 160 crianças. A escola, que contará com espaço próprio, funcionará em horário integral do maternal I ao pré II. A nova obra faz parte do Orçamento Participativo e terá oito salas, uma brinquedoteca, uma sala de jogos, cozinha, lavanderia, secretaria, sala de professores, pátios coberto e externo, além de dois banheiros infantis e quatro banheiros adultos.

De acordo com o vice-prefeito Danilo Funke, responsável pelo Orçamento Participativo, essas escolas farão a diferença na vida de muitas famílias. “Estamos muito felizes em realizar essas obras e entregarmos à população, pois todas foram escolhas dela e quando se trata de educação, a realização é maior ainda”, afirmou.

O espaço ganhou este nome em homenagem à educadora de Macaé, Cândida Maria da Silva Vieira, que dedicou 31 anos de sua vida ao magistério, atuando como professora e dirigente municipal na região serrana e também no antigo grupo escolar Mathias Netto.

Barreto - Ainda nesta sexta-feira (26), a Escola Municipal de Educação Infantil Gesia de Oliveira será inaugurada às 17h, para a comunidade do São José do Barreto.

A unidade, situada à Rua Maria da Conceição Crespo, número 15, também irá funcionar com atendimento integral para cerca de 80 crianças. A escola possui quatro salas, uma cozinha, refeitório, dois banheiros infantis, dois banheiros para adulto, secretaria, um pátio coberto e pátio externo arborizado.

A Escola Gesia de Oliveira vai ocupar o espaço antigo do Clube da Associação de Moradores do bairro. O nome do espaço vai homenagear a professora de História, que foi uma das fundadoras da Associação de Moradores e foi a segunda presidente do local. Ela também lecionou como voluntária da associação. A carreira como professora foi marcada nos colégios municipais Dr Claudio Moacyr de Azevedo e Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro. 

Fazenda Santa Maria - Já neste sábado (27), às 15h, também será apresentada aos moradores a obra de ampliação da Escola Estadual Municipalizada Fazenda Santa Maria. A unidade, situada na estrada antiga Macaé- Glicério, km 8, Morro Grande, passa a ter sete salas, uma pequena dispensa para material pedagógico, dois banheiros (masculino e feminino), uma cozinha, duas dispensas de alimentos e material pedagógico, além de refeitório.

O espaço, cuja obra é do Orçamento Participativo, vai receber um total de 205 alunos das modalidades da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os estudantes serão atendidos em quatro salas de aula, uma sala de leitura, uma secretaria, sala de direção e equipe pedagógica em três turnos (das 7h30 às 11h, das 13h às 17h e das 18h20 às 22h). A escola é uma das principais referências de moradores do bairro e áreas próximas, condomínios e fazendas.

A diretora da escola, Jussara Cruz da Silva e Eccard diz estar ansiosa pela inauguração. “Tudo que for feito para melhorar a qualidade do ensino no município é bem-vindo. Estamos ansiosos pela inauguração e queremos ver como ficou o espaço o mais rápido possível”, ressaltou.