Prefeitura inicia abertura de canal de escoamento na Rua Antônio Curvelo Benjamin

30/07/2008 15:22:22 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

As ações do Programa Água Limpa, ligado ao projeto de macrodrenagem do município, começam a ser realizadas pela Rua Prefeito Antonio Curvelo Benjamin. As obras têm o objetivo de solucionar os problemas de alagamentos e coletar 100% do esgoto das residências direcionando esse esgoto para as estações de tratamento. Essa rua começa no bairro Visconde de Araújo, na esquina com a Fábio Franco e nas proximidades da Comunidade da Linha, situada nos Cajueiros.

As ações começam com a abertura do canal de escoamento de esgoto e de águas pluviais, situado debaixo do canteiro central da Antônio Curvelo Benjamin. O canal a receber as intervenções do projeto de macrodrenagem se inicia na Fábio Franco e vai até o canal da Avenida Evaldo Costa (canal da Ayrton Senna), descendo até depois do Complexo Poliesportivo.

As obras na Rua Antônio Curvelo Benjamim serão progressivas. O canteiro central foi cercado por tapumes, e as árvores sobre ele serão removidas para dar início às obras. No local, o canal existente será alargado, ficando com 4,50 metros de largura por 2,50 metros de profundidade. Depois, esse canal será tampado e urbanizado. O aumento do canal tem como objetivo melhorar o escoamento de águas pluviais dessa região.

O Programa Água Limpa tem prazo total de obras de quatro anos. Nele, a prefeitura de Macaé vai investir R$ 277.042.987,13. A obra vai gerar cerca de 700 empregos diretos e foi projetada para acompanhar o crescimento da cidade pelos próximos 20 anos, beneficiando toda a população macaense que hoje, segundo os últimos dados do IBGE, é de 169.513 habitantes.

Na primeira etapa do Programa Águas Limpas, a prefeitura de Macaé investe R$ 35 milhões. A primeira etapa será concluída este ano, contemplando essa abertura de canal na Antônio Curvelo Benjamin, melhorias nos canais da Avenida Evaldo Costa e da Fábio Franco.

Na Avenida Evaldo Costa (Ayrton Senna), o canal de escoamento será totalmente refeito, com formato retangular e em concreto armado. O atual canal, com tubulação Armco, de 2 mil milímetros, está com alto grau de assoreamento e rompimento em vários trechos, impossibilitando o escoamento da água.

Na Avenida Fábio Franco, o atual canal, com 1700 metros de extensão, não sofrerá alterações em suas dimensões; apenas os trechos sobre as vias urbanas serão alargados, porque apresentam estrangulamento nas travessias, prejudicando a passagem de água. Os bueiros próximos serão modificados, beneficiando o escoamento ao longo do canal.

Estudos feitos pela Secretaria de Infra-Estrutura Urbana da prefeitura de Macaé evidenciam que o município tem hoje uma grande diversidade no seu sistema de esgoto e de escoamento sanitário. Enquanto parte da cidade possui rede coletora, estações elevatórias e de tratamento, outros locais não possuem qualquer sistema de esgotamento sanitário. Nesses locais, são usados fossas e sumidouros, e até mesmo acontece o lançamento do esgoto no sistema de drenagem pluvial (das águas das chuvas). Ao investir na macrodrenagem, a prefeitura visa à preservação da saúde e a dar mais qualidade de vida à população.

Coleta de 100% do esgoto e fim dos alagamentos: meta da macrodrenagem

O Programa Água Limpa prevê a coleta de 100% do esgoto residencial para as estações de tratamento e o fim dos alagamentos nas áreas mais críticas da cidade. Nos bairros Lagoa, Granja dos Cavaleiros, Cavaleiros, Praia Campista, Riviera Fluminense, Botafogo, Centro e Aeroporto serão construídas as 15 novas estações elevatórias de esgoto, que será direcionado para as três estações de tratamento de esgoto em funcionamento e para outras três, que serão construídas pela prefeitura. Em uma delas, a ETE do Mutum, em Imboassica, a prefeitura já iniciou as obras.

O Programa água Limpa inclui:

- 150 mil metros de redes de esgoto;
- 115 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica;
- 15 mil unidades de ligações prediais (domiciliares);
- 3 interceptores e 15 estações elevatórias de esgoto sanitário para atender à demanda de saneamento do município pelos próximos 20 anos.